A incorporação do debate étnico-racial no curso de serviço social da Universidade Federal de Ouro Preto

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2025v25n49p89-104

Palabras clave:

Formação Profissional, Questão Étnico-Racial, Serviço Social, UFOP

Resumen

O presente artigo recupera a processualidade histórica da incorporação da questão étnico-racial no curso de Serviço Social da Universidade Federal de Ouro Preto desde a sua fundação até 2022. Metodologicamente, trata-se de pesquisa documental, bibliográfica e de campo com abordagem quali-quantitativa, ancorado no materialismo histórico-dialético. Os dados foram organizados a partir da técnica de análise de conteúdo, após aplicação de questionário a docentes, discentes e egressos/as do curso. Os resultados revelam três grandes momentos: 1) a ‘negação’ e/ou inexistência do debate; 2) as primeiras aproximações e a demarcação de sua importância; 3) a legitimação do debate e a aposta no currículo antirracista como pressuposto de uma formação condizente com o projeto ético-político.

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Biografía del autor/a

  • Mariana Monteiro Vieira, Cruzeiro Esporte Clube - CEC/SAF

    Assistente Social. Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP, Mariana, Brasil). Assistente Social do Cruzeiro Esporte Clube (CEC-SAF, Belo Horizonte, Brasil). E-mail: marimonteirov@gmail.com

  • Claudio Henrique Miranda Horst, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

    Assistente Social. Professor do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Ouro Preto. Doutor em Serviço Social (UFSC). Mestre em Política Social (UFES). Membro do "Livre Hermana" - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação Social Latino-Americana e Brasileira e do Núcleo de Extensão e Estudos em Formação e Trabalho em Serviço Social (NEESFT).

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Publicado

30-06-2025

Cómo citar

A incorporação do debate étnico-racial no curso de serviço social da Universidade Federal de Ouro Preto. (2025). Temporalis, 25(49), 89-104. https://doi.org/10.22422/temporalis.2025v25n49p89-104