O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA LA VIDA UNIVERSITARIA

Resumo

Este artigo apresenta um trabalho de pesquisa que teve como finalidade a produção da sequência didática (SD) La Vida Universitaria para a disciplina de Espanhol I do curso de Letras da UFRGS. O material foi criado como forma de oferecer oportunidades de aprendizado com base em temas relevantes aos alunos ingressantes na universidade e proporcionar interações significativas a partir de gêneros discursivos que circulam nas práticas sociais desempenhadas por alunos ingressantes. O artigo inicia apresentando a metodologia utilizada na construção da SD e a fundamentação teórica que sustentou sua produção: gêneros do discurso, letramento e ensino com base em tarefas. Posteriormente, é descrita a composição do material seguida dos produtos finais elaborados pelos alunos. Como resultado, verificou-se que o engajamento do grupo de alunos de Espanhol I, no primeiro semestre do curso de Letras da UFRGS, foi evidenciado pelos textos produzidos. Foi possível perceber nos produtos finais o uso da língua para fazer coisas no mundo, refletindo a própria definição de letramento.

Biografia do Autor

Anamaria Welp, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Associada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Doutora em Letras pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Leonardo Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduando em Letras, Português, Espanhol e respectivas literaturas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Publicado
2019-12-27