O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA LA VIDA UNIVERSITARIA

Autores

Resumo

Este artigo apresenta um trabalho de pesquisa que teve como finalidade a produção da sequência didática (SD) La Vida Universitaria para a disciplina de Espanhol I do curso de Letras da UFRGS. O material foi criado como forma de oferecer oportunidades de aprendizado com base em temas relevantes aos alunos ingressantes na universidade e proporcionar interações significativas a partir de gêneros discursivos que circulam nas práticas sociais desempenhadas por alunos ingressantes. O artigo inicia apresentando a metodologia utilizada na construção da SD e a fundamentação teórica que sustentou sua produção: gêneros do discurso, letramento e ensino com base em tarefas. Posteriormente, é descrita a composição do material seguida dos produtos finais elaborados pelos alunos. Como resultado, verificou-se que o engajamento do grupo de alunos de Espanhol I, no primeiro semestre do curso de Letras da UFRGS, foi evidenciado pelos textos produzidos. Foi possível perceber nos produtos finais o uso da língua para fazer coisas no mundo, refletindo a própria definição de letramento.

Downloads

Biografia do Autor

  • Anamaria Welp, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Professora Associada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Doutora em Letras pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

  • Leonardo Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Graduando em Letras, Português, Espanhol e respectivas literaturas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

27-12-2019