O TEXTO E SUAS PROPRIEDADES: DEFININDO PERSPECTIVAS PARA ANÁLISE

Autores

  • Mônica Magalhães Cavalcante Universidade Federal do Ceará
  • Mariza Angélica Paiva Brito Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Valdinar Custódio Filho Universidade Estadual do Ceará
  • Suzana Leite Cortez Universidade Federal de Pernambuco
  • Rosalice Botelho Wakim Sousa Pinto Universidade Nova de Lisboa
  • Clemílton Lopes Pinheiro Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Este artigo retoma uma reflexão, antiga, mas sempre atual, sobre as propriedades definidoras do texto como objeto de investigação da Linguística Textual. Aqui são cotejadas definições de diferentes perspectivas teóricas (ADAM, 2019, BAKHTHIN, 1997, AMOSSY, 2017, AUTHIER-REVUZ, 1994, CAVALCANTE, 2016, KERBRAT-ORECCHIONI, 2006). Comungamos com o dialogismo bakhtiniano a ideia de que o texto acontece concretamente como evento enunciativo e pensamos que as relações de sentido que o instituem como unidade de coerência são um simulacro. Tais relações de sentido se instauram, em incessante negociação, pela atividade interativa dos interlocutores na situação comunicativa particular, pelos indícios cotextuais integrados ao contexto sociocultural, pelas determinações do gênero, pelas ligações intertextuais e pela contenda argumentativa que orienta essa negociação. Pretendemos, com este artigo, propor um conjunto de propriedades que configuram o objeto texto para a Linguística Textual na atualidade, com vistas a definir os pressupostos mais amplos que determinam os fenômenos a serem investigados e as categorias de análise a serem acionadas. Essa proposta tem levado o grupo Protexto a rever os conceitos com os quais lida a Linguística Textual. Neste trabalho, que dá início a tal empreendimento, elencamos algumas ideias-chave, basilares para a atualização que pretendemos fazer: a explicitação do texto como evento; a clivagem do sujeito e as vozes que o atravessam; a natureza eminentemente interacional, discursiva e argumentativa dos processos de produção e compreensão; e a configuração multissemiótica da materialidade textual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Magalhães Cavalcante, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e docente no Departamento de Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Mariza Angélica Paiva Brito, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e docente no Instituto de Humanidades e Letras pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

Valdinar Custódio Filho, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e docente no Curso de Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Suzana Leite Cortez, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e docente no Departamento de Letras, Centro de Artes e Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Rosalice Botelho Wakim Sousa Pinto, Universidade Nova de Lisboa

Doutora em Linguística pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Universidade Nova de Lisboa) e pesquisadora no IIFILNOVA/CEDIS pela Universidade Nova de Lisboa.

Clemílton Lopes Pinheiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Linguística pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e docente no Departamento de Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Downloads

Publicado

22-10-2019