Uma disputa ideológica transposta para interpretações

a visão marxista e a visão liberal sobre o conceito de fascismo

Autores

  • Sergio Schargel USP/Doutorando em Letras, UERJ/Doutorando em Comunicação, UFF/Doutorando em Ciência Política, UNIRIO/Mestrando em Ciência Política https://orcid.org/0000-0001-5392-693X

DOI:

https://doi.org/10.47456/e-202233305

Palavras-chave:

Fascismo, Marxismo, Robert Paxton

Resumo

Este artigo propõe uma discussão teórica para compreender o fascismo, a partir de um diálogo entre as correntes marxista e liberal e o entendendo como a manifestação simultânea de quatro outros conceitos, a saber, reacionarismo, populismo, autoritarismo e nacionalismo. Por fim, privilegia-se a análise do cientista político estadunidense Robert Paxton, trabalhando uma noção do fascismo como processo inerente à política de massas contemporânea, uma versão degenerada da democracia de massas. Dessa forma, a partir dessa análise, será possível elucidar algumas de suas principais características e utilizar a chave explicativa de Paxton como forma para apreender fascismos contemporâneos.

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Biografia do Autor

Sergio Schargel, USP/Doutorando em Letras, UERJ/Doutorando em Comunicação, UFF/Doutorando em Ciência Política, UNIRIO/Mestrando em Ciência Política

Doutorando em Letras pela USP, doutorando em Comunicação pela UERJ, doutorando em Ciência Política pela UFF. Mestre em Letras pela PUC-Rio, mestrando em Ciência Política pela UNIRIO. Bacharel em Comunicação Social, Jornalismo e Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, ambas pela PUC-Rio, bacharelando em Letras pela Estácio de Sá. Sua pesquisa e produção artística são focadas na relação entre literatura e política, tangenciando temas como teoria política, literatura política, pós-memória, antissemitismo e a obra de Sylvia Serafim Thibau.

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Publicado

30-12-2022

Como Citar

SCHARGEL, Sergio. Uma disputa ideológica transposta para interpretações: a visão marxista e a visão liberal sobre o conceito de fascismo. Revista Ágora, [S. l.], v. 33, n. 3, p. e-202233305, 2022. DOI: 10.47456/e-202233305. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/38882. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos