Memória e história a serviço da educação judaica 'ashkenazi' na Idade Média (séc. XI-XII)
Resumo
Neste artigo apresentamos um panorama da educação judaica ashkenazi medieval levando em consideração fontes textuais como as Crônicas Hebraicas da Primeira Cruzada e textos religiosos como o Talmude e a Torá. Nesse sentido, buscamos demonstrar o papel da memória e da história para a manutenção da cultura e identidade judaicas na Ashkenaz medieval, e o importante papel da educação, do nível elementar ao superior, para a sobrevivência do judaísmo como grupo minoritário dentro de uma sociedade majoritariamente cristã, e como, apesar disso, influências mútuas ocorreram entre os métodos educacionais de ambos, judeus e cristãos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
23-12-2017
Como Citar
SOUZA, Karla Constancio de. Memória e história a serviço da educação judaica ’ashkenazi’ na Idade Média (séc. XI-XII). Revista Ágora, Vitória/ES, n. 25, p. 60–77, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/18581. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2017 Revista Ágora
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Revista Ágora (Vitória) © 2005 by Universidade Federal do Espírito Santo is licensed under Attribution-ShareAlike 4.0 International