O movimento nacionalista modernista dos anos 1920 e a atuação de Villa-Lobos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/e-20243501

Palavras-chave:

Villa-Lobos; Choros; Modernismo; Semana de 1922; Música brasileira.

Resumo

Partindo-se de sua inserção no movimento modernista brasileiro dos anos 1920 – ao lado de nomes como os dos literatos Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Graça Aranha –, são discutidas e analisadas algumas das obras mais audaciosas do músico brasileiro Heitor Villa-Lobos, de um ponto de vista composicional, com particular atenção para os últimos choros (os choros sinfônicos) da sua célebre série composicional Choros, além de outras obras, como o Noneto. O objetivo central é mostrar o caráter radicalmente inovador dessa fase da escrita musical villa-lobiana, o que faz desse compositor brasileiro o maior representante da vanguarda musical nos meios artísticos brasileiros do período.

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Biografia do Autor

José D'Assunção Barros, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor-Associado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professor-Permanente do Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

19-02-2024

Como Citar

BARROS, José D’Assunção. O movimento nacionalista modernista dos anos 1920 e a atuação de Villa-Lobos. Revista Ágora, Vitória/ES, v. 35, p. e-20243501, 2024. DOI: 10.47456/e-20243501. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/42088. Acesso em: 8 mar. 2025.

Edição

Seção

Modernismos no Brasil ao longo do século XX