“What happened to you?” instead of “What is wrong with you?”: student health in Brazilian federal universities

Authors

  • Rita de Cássia Cavalcante Lima Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Juliana Rosa Molina de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v15i3.42548

Abstract

O texto de Iain Ferguson Capitalismo, coronavírus e sofrimento mental nos provoca a pensar criticamente sobre os efeitos e os impactos na saúde mental associados à crise sanitária do coronavírus, na medida em que o autor não faz concessões aos processos de medicalização, biologização e psiquiatrização da vida tão caros ao modelo biomédico privatista. Ao contrário, através de uma análise de conjuntura marcada por eventos traumáticos socialmente produzidos (guerras, violências de gênero e de raça etc.), demonstra as potencialidades e os limites das tentativas de enunciar o que seja o sofrimento mental e como gerar respostas coerentes com as suas determinações. De forma secundária, o texto problematiza se a própria experiência da pandemia do coronavírus poderia ser tomado com um evento traumático capaz de gerar efeitos consignados como Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rita de Cássia Cavalcante Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social (UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil). Professora Associada da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil).

Juliana Rosa Molina de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Assistente Social. Mestre em Serviço Social (UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil). Assistente Social da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil) e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social UFRJ. (UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil).

Published

30-09-2023

How to Cite

Lima, R. de C. C., & Oliveira, J. R. M. de. (2023). “What happened to you?” instead of “What is wrong with you?”: student health in Brazilian federal universities. Argumentum, 15(3), 40–47. https://doi.org/10.47456/argumentum.v15i3.42548