ANÁLISE DO LAYOUT DO PROCESSO DE EMBARQUES DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS ATRAVÉS DA SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL

Autores

  • Lázaro Antônio Fonseca Júnior Universidade Federal de Goiás https://orcid.org/0000-0001-9267-6398
  • Gustavo Henrique Vaz Camargo Universidade Federal de Goiás
  • Aline Gonçalves dos Santos Universidade Federal de Goiás

Resumo

O presente trabalho, utiliza-se da simulação computacional para a tomada de decisão de uma possível alteração do layout em um estoque de máquinas agrícolas, analisando e prevendo diferentes cenários. Os objetivos propostos são entender a realidade atual do sistema, coletar dados para a construção do modelo computacional e analisar os resultados obtidos através dos relatórios de simulação, sugerindo opções de melhorias para o sistema atual. Para a realização do trabalho, os procedimentos metodológicos utilizados seguiram as seguintes etapas: Definição dos objetivos, coleta dos dados, construção do modelo computacional, validação do modelo, condução dos experimentos e apresentação dos resultados. Foram propostos dois diferentes cenários, nos quais foi possível compreender os impactos das alterações no layout do estoque na movimentação dos operadores. Os resultados obtidos para o melhor cenário apresentaram o decréscimo de 4% do tempo de movimentação e redução de 38% na distância percorrida pelos operadores.

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Biografia do Autor

Lázaro Antônio Fonseca Júnior, Universidade Federal de Goiás

Unidade Academica Especial de Engenharia, Departamento de Engenharia de Produção

Gustavo Henrique Vaz Camargo, Universidade Federal de Goiás

Unidade Academica Especial de Engenharia, Departamento de Engenharia de Produção

Aline Gonçalves dos Santos, Universidade Federal de Goiás

Unidade Academica Especial de Engenharia, Departamento de Engenharia de Produção

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Publicado

19.09.2019

Como Citar

Fonseca Júnior, L. A., Camargo, G. H. V., & dos Santos, A. G. (2019). ANÁLISE DO LAYOUT DO PROCESSO DE EMBARQUES DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS ATRAVÉS DA SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL. Brazilian Journal of Production Engineering, 5(4), 36–52. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/26177

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