APLICAÇÃO DA FILOSOFIA LEAN EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

APPLICATION OF LEAN PHILOSOPHY IN SMALL AND MEDIUM-SIZED ENTERPRISES: BIBLIOGRAPHIC REVIEW

Autores

  • Nicolle Costa Buzatto Universidade Federal do Espírito Santo
  • Mariana Loureiro de Medeiros Universidade Federal do Espírito Santo
  • Marcos Wagner Jesus Servare Junior Universidade Federal do Espírito Santo École des Hautes Études Commerciales de Montréal http://orcid.org/0000-0002-4531-9934

Resumo

O presente estudo objetiva aplicar o método ProKnow-C, desenvolvido pelo Laboratório MCDA da Universidade Federal de Santa Catarina, para pesquisar e analisar quantitativamente artigos científicos relevantes para o tema Aplicação da filosofia Lean em pequenas e médias empresas, no contexto da literatura brasileira. O método utilizado trata-se da sistematização do processo de busca e seleção de artigos proposta pelo ProKnow-C, fazendo uso de técnicas de análise bibliométrica, levando em consideração aspectos que o pesquisador entende como relevantes para o tema pesquisado. Como resultado tem-se a validação do método utilizado para construção do conhecimento sobre o tema estudado. Características, como os autores, eixos de pesquisa, banco de dados utilizados para o assunto, são importantes para pesquisadores na área. Além disso, as conclusões obtidas nesta pesquisa, através do uso do ProKnow-C, pode servir de apoio para estudos cujo interesses convirjam à análise e desenvolvimento do tema: Aplicação da filosofia Lean em pequenas e médias empresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nicolle Costa Buzatto, Universidade Federal do Espírito Santo

Departamento de Engenharia de Produção

Mariana Loureiro de Medeiros, Universidade Federal do Espírito Santo

Departamento de Engenharia de Produção

Marcos Wagner Jesus Servare Junior, Universidade Federal do Espírito Santo École des Hautes Études Commerciales de Montréal

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (UFES)

Group for Research in Decision Analysis (HEC Montréal)

Referências

AMIM, J.S.; CRUZ, J.P.G.; MACEDO, S.D.L. Análise e melhoria da produtividade de serviços de lavagem automotiva sob a ótica das sete perdas do sistema de produção enxuta. Enegep, 2017.
DOUGLAS, W.; BARROS, C.H.O.; MARINHO, L.R.; Um modelo de estruturação de elementos do binômio lean-seis sigma para micro, pequenas e médias empresas. ConBrepro, 2016.
FAVONI, C.; GAMBI, L.N.; CARETA, C.B.; Oportunidades de implementação de conceitos e ferramentas de produção enxuta visando melhoria da competitividade de empresas do APL calçadista de Jaú-SP. Enegep, 2011.
MARTINS, N.C.; CANTANHEDE, I.L.; JARDIM, E.G.M. Mapeamento de fluxo de valor em serviços: uma proposta de códigos, símbolos e critérios. Enegep, 2011.
PANTA, E.S.; SILVA, N.A.; ECKARDT, M.; BARBOSA, J.A.; Mapeamento de fluxo de valor em uma empresa de confecção de uniformes: um estudo de caso. Enegep, 2016.
SOUZA, D.G.; SILVEIRA, L.F.; BAGNO, R.B. Aplicabilidade dos princípios do Lean Manufacturing no setor de serviços: estudo em uma oficina mecânica de motos. Enegep, 2012.
SILVA, Matheus Barbosa. Identificação e análise de perdas baseadas no conceito Lean Manufacturing: estudo de caso em uma produtora de sorvetes. Enegep, 2017.
VILELA, Lílian Oliveira. Aplicação do PROKNOW-C para seleção de um portfólio bibliográfico e análise bibliométrica sobre avaliação de desempenho da gestão do conhecimento. Revista Gestão Industrial, v. 8, n. 1, 2012.
VIEIRA, I.C.R.; SOARES, P.R.S.; SOUZA, D.J.; SILVA, A.F.; SANJULIÃO, L.K.A.F.; Aplicação da metodologia lean manufacturing em uma empresa de pequeno porte: um estudo de caso. ConBrepro, 2017.
SEBRAE. Entenda as diferenças entre microempresa, pequena empresa e mei. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/entenda-as-diferencas-entre-microempresa-pequena-empresa-e mei,03f5438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD>. Acesso em: 10/11/2018.
SEBRAE. Pequenos negócios em números. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/sp/sebraeaz/pequenos-negocios-em-numeros,12e8794363447510VgnVCM1000004c00210aRCRD>. Acesso em: 10/11/2018

Publicado

2020-04-03

Como Citar

Buzatto, N. C., de Medeiros, M. L., & Servare Junior, M. W. J. (2020). APLICAÇÃO DA FILOSOFIA LEAN EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: APPLICATION OF LEAN PHILOSOPHY IN SMALL AND MEDIUM-SIZED ENTERPRISES: BIBLIOGRAPHIC REVIEW. Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE, 6(1), 29–37. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/27570

Edição

Seção

ENGENHARIA DE OPERAÇÕES E PROCESSOS DA PRODUÇÃO- OPERATIONS & PRODUCTION PROCESS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)