O SUCESSO DA IMPLANTAÇÃO DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: ANÁLISE DE FATORES CRÍTICOS
THE SUCCESS OF IMPLEMENTATION OF COMPETITIVE INTELLIGENCE IN SMALL AND MEDIUM-SIZED ENTERPRISES: ANALYSIS OF CRITICAL FACTORS
Resumo
Empresas com potencial de crescimento que se encontram na classificação de pequenas e médias empresas (PMEs) devem adotar para acompanhar e sustentar o ritmo crescente da competitividade dos seus negócios, metodologias ou ferramentas de Inteligência Competitiva (IC). Nesse contexto, os principais fatores que mobilizam as organizações para permanecerem em ambientes de mercados de alta concorrência devem ser conhecidos e monitorados, pois é nesse ambiente que a concorrência pode estar perto de fazer avanços importantes com movimentos imprevistos. Dessa forma, o método de pesquisa utilizado foi o de revisão bibliográfica buscando-se aplicações de SIC. Para alcançar o objetivo proposto, partiu-se inicialmente para a contextualização sobre a utilidade da IC para as organizações considerando os aspectos do SIC e os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) para as PMEs. Como resultado do trabalho é apresentado um conjunto de ações, bem como algumas reflexões e considerações que podem dar suporte à implantação do SIC em PMEs.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Todos os trabalhos publicados na Brazilian Journal of Production Engineering (BJPE) estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à BJPE como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.


2.png)

























































