Análise da qualidade de vida no trabalho no setor de telecomunicações brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.47456/bjpe.v7i2.34855Palavras-chave:
sustentabilidade, responsabilidade social corporativa, qualidade de vida no trabalho, análise textual, setor de telecomunicaçõesResumo
Contexto: A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) assumiu lugar de destaque nos últimos anos como componente da cultura organizacional, sendo um dos pilares da sustentabilidade.
Objetivo: Identificar como os quatro maiores grupos de telecomunicações atuantes no Brasil compreendem a QVT neste contexto (dois dos quais listados na carteira ISEB3/2020).
Método: Procedeu-se à análise textual (lexical), processada pelo software IRAMUTEQ, da documentação de sustentabilidade disponível nos repositórios públicos destas organizações, desdobrada na Análise Lexicográfica, Classificação Hierárquica Descendente e Análise de Similitude.
Resultados: Os resultados evidenciam uma prevalência de práticas vinculadas à saúde ocupacional, capacitação, desenvolvimento e voluntariado.
Conclusão: Verificam-se oportunidades de aprimoramento em questões ligadas à redução de estresse, mentoria, resolução de conflitos, premiação e reconhecimento. Esta pesquisa tem sua originalidade no uso da técnica de análise textual ao objeto de estudo.
Downloads
Referências
Agência Nacional de Telecomunicações (2019). Relatório Panorama Setorial de Telecomunicações. Brasília: ANATEL, 2019.
Agência Nacional de Telecomunicações (2020). Infográfico Panorama Setorial de Telecomunicações: Maio/2020. Brasília: ANATEL, 2020.
Agência Nacional de Telecomunicações (2020). Painéis de Dados – Ranking das Operadoras. Recuperado em 30 de julho de 2020 de: https://www.anatel.gov.br/paineis/acessos/ranking.
Bansal, P.; Jiang, G. F., & Jung, J. C. (2015). Managing responsibly in tough economic times: strategic and tactical CSR during the 2008-2009 global recession. Long Range Planning. 48 (1), 69-79. doi: 10.1016/j.lrp.2014.07.002.
Bizzo, W. A., & Andrade, V. F. (2018). Análise comparativa das normas de gestão de responsabilidade social e sua abrangência. Gestão & Produção. 25(4), 807-825. doi: 10.1590/0104-530x3866-18.
Bowen, H. R. (1953). Social Responsibilities of Businessman. Iowa City: University of Iowa Press.
Bustamente, M. A., Álvarez, A. J., Villalobos, M. E., & Lucero, M. I. (2020). Percepción de la calidad de vida laboral de los trabajadores de los centros de salud familiar de la zona central de Chile. Información Tecnológica. 31(3), 65-74. doi:10.4067/S0718-07642020000300065.
Camargo, B. V., & Justo, A. M. (2013). Iramuteq: Um Software Gratuito para Análise de Dados Textuais. Temas em Psicologia. 21(2), 513-518. doi: 10.9788/TP2013.2-16.
Carvalho, T. S., Mota, D. M., & Saab, F. (2020). Utilização do Software IRAMUTEQ na Análise de Contribuições da Sociedade em Processo Regulatório Conduzido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Revista Vigilância Sanitária em Debate. 8(1), 10-21. doi: 10.22239/2317-269x.01429.
Damart, S., & Ledunois, S. A. (2017). Management as an integrating activity – A comparative textual analysis of the work of Mary Parker Follet and Oliver Sheldon. Journal of Management History. 23(4), 452-470. doi:10.1108/JMH-04-2017-0023.
Elkington, J. (1998). Cannibals with forks: The triple bottom line of 21st century business. Environmental Quality Management. 8(1), 37-51. doi: 10.1002/tqem.3310080106.
Fernandes, M. A., Silva, D. R. A., Ibiapina, A. R. S., & Silva, J. S. (2018). Adoecimento mental e as relações com o trabalho: estudo com trabalhadores portadores de transtorno mental. Revista Brasileira de Medicina do Trabalho. 16(3), 277-286. doi: 10.5327/Z1679443520180110.
Fernández, L. V., Bertin, M. J., & Pineaur, F. V. (2014). Prácticas de responsabilidad social, reputación corporativa y desempeño financeiro. Revista de Administração de Empresas. 55(3), 329-334. doi: 10.1590/S0034-759020150308.
Goulart, G. S., Viana, M. M., & Cheung, T. L. (2020). Consumer perception towards familiar and innovative foods: the case of a Brazilian product. British Food Journal. Ahead of print. doi: 10.1108/BFJ-02-2020-0160.
Global Reporting Initiative (2020). About GRI. Recuperado em 02 de junho de 2020 de: https://www.globalreporting.org/information/about-gri/Pages/default.aspx.
Hernandez, M. I. S., Vazquez, D. G., Barcik, A., & Dziwinski, P. (2016). The Effect of the Internal Side of Social Responsibility on Firm Competitive Success in The Business Services Industry. Sustainability. 8(2), 217-231. doi:10.3390/su8020179.
International Organization for Standardization (1996). ISO 14001: 1996 – Abstract and General Information. Recuperado em 20 de maio de 2020 de: https://www.iso.org/standard/23142.html.
Índice de Sustentabilidade Empresarial (2020). O que é o ISE B3. Recuperado em 03 de junho de 2020 de: http://iseb3.com.br/o-que-e-o-ise.
Jhunior, R. O. S., & Vilela, N. G. (2018). Sustentabilidade ambiental, econômica e social: ações e práticas de pequenas e médias empresas brasileiras. Organizações & Sustentabilidade. 6(2), 59-71. doi: 10.5433/2318-9223.2018v6n2p59.
Kim, J.; Milliman, J., & Lucas, A. (2018). Effects of CSR on employee retention via identification and quality-of-work-life. International Jounal of Contemporary Hospitality Management. 32(3), 1163-1179. doi: 10.1108/IJCHM-06-2019-0573.
Lahlou, S. (2011). Text mining methods: an answer to Chartier e Meunier. Papers on Social Representations. 20(38), 1-7.
Madorran, C., & Garcia, T. (2014). Corporate social responsibility and financial performance: the spanish case. Revista de Administração de Empresas. 56(1), 20-28. doi: 10.1590/S0034-759020160103.
Mascarenhas, A. C. Q., & Barbosa, A. C. Q. (2019). Gestão de recursos humanos sustentável e responsabilidade socioambiental: uma agenda para debates. Revista de Administração de Empresas. 59(5), 353-364. doi:10.1590/S0034-759020190505.
Mariappanadar, S. (2020). Do HRM systems impose restricitions on empleyee quality of life? Evidence from a sustainable HRM perspective. Journal of Business Research. 118(1), 38-48. doi: 10.1016/j.jbusres.2020.06.039.
Maslow, R. (1943). A theory of human motivation. Psychological Review. 50(4), 370-396.
Mendes, F. R. P., Zangão, M. O. B., Gemito, M. L. G. P., & Serra, I. C. C. (2016). Representações sociais dos estudantes de enfermagem sobre assistência hospitalar e atenção primária. Revista Brasileira de Enfermagem. 69(2), 343-350. doi: 10.1590/0034-7167.2016690218i.
Mendes, A. M., Tonin, F. S., Buzzi, M. F., & Pontarolo, R. (2019). Mapping pharmacy journals: A lexicographic analysis. Research in Social and Administrative Pharmacy. 15(12), 1464-1471. doi: 10.1016/j.sapharm.2019.01.011.
Milne, M. J., Tregidga, H., & Walton, S. (2003). The triple bottom line: benchmarking New Zealand´s early reporters. University of Auckland Business Review. 5(2), 1-14.
Nazir, O., & Islam, J. U. (2020). Effect of CSR activities on meaningfulness, compassion, and employee engagement: A sense-making theoretical approach. International Journal of Hospitality Management. 90(1), 1-10. doi: 10.1016/j.ijhm.2020.102630.
Orsato, R. J., Garcia, A., Silva, W. M., Simonetti, R., & Monzoni, M. (2015). Sustainability Indexes: why join in? A study of the ‘Corporate Sustainability Index (ISE)’ in Brazil. Journal of Cleaner Production. 96(1), 161-170. doi: 10.1016/j.jclepro.2014.10.071.
Prodanov, C. C., & Freitas, E. C. (2013). Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas de Pesquisa do Trabalho Acadêmico (2ª ed.). Novo Hamburgo: Feevale.
Qamari, I. N., Ferdinand, A. T., Dwiatmadja, C., & Yuniawan, A. (2020). Transformative interaction capability: the mediating role between quality of work life and teamwork performance. International Journal of Quality and Service Sciences. 2(12), 133-148. doi: 10.1108/IJQSS-01-2019-0008.
Robie, G. L. E., Rosini, A. M., & Oliveira, M. C. (2016). Qualidade de vida no trabalho no contexto da sustentabilidade: Um estudo bibliométrico. Connexio – Revista Científica da Escola de Gestão e Negócios – Universidade Potiguar.
(1).
Salviati, M. E. (2017). Manual do Aplicativo IRAMUTEQ. Recuperado em 09 de julho de 2020 de: http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/manual-do-aplicativo-iramuteq-par-maria-elisabeth-salviati.
Sakar, S., & Searcy, C. (2016). Zeitgeist os chamaleon? A quantitative analysis of CSR definitions. Journal of Cleaner Production. 135(1), 1423-1435. doi: 10.1016/j.jclepro.2016.06.157.
Shulz, S. A., & Flanigan, R. L. (2016). Developing competitive advantage using the triple bottom line: a conceptual framework. Journal of Business & Industrial Marketing. 31(4), 449-458. doi: 10.1108/JBIM-08-2014-0150.
Sierdovski, M., Stefano, S. R., & Andrade, S. M. (2020). Variáveis de qualidade de vida no trabalho como construto de análise do pilar social da sustentabilidade organizacional: Um estudo das práticas nas 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Organizações & Sustentabilidade. 8(1), 24-41. doi: 10.5433/2318-9223.2020v8n1p24.
Singhapakdi, A., Lee, D. J., Sirgy, M. J., & Senasu, K. (2015). The impact of incongruity between an organization´s CSR orientation and its employees´ CSR orientation on employee´s quality of work life. Journal of Business Research. 68(1), 60-66. doi:10.1016/j.jbusres.2014.05.007.
Sinval, J., Sirgy, M. J., Lee, D., & Marôco, J. (2019). The Quality of Work Life Scale: Validity Evidence from Brazil and Portugal. Applied Research Quality Life. Ahead of print. doi: 10.1007/s11482-019-09730-3.
Sirgy, M. J., Efraty, D., Siegel, P., & Lee, D. J. (2001). A New Measure of Quality of Work Life (QWL) based on Need Satisfaction and Spillover Theories. Social Indicators Research. 55(3), 241-302. doi:10.1023/A:1010986923468.
Sirgy, M. J., Reilly, N., Wu, J., & Efraty, D. (2008). A work-life identity model for well-being: Towards a research agenda linking quality of work life programs with quality of life. Applied Reseach Quality Life. 3(3), 181-202. doi:10.1007/s11482-008-9054-6
Sivaraman, A. (2020). Soft side of digital transformation: The connected employee. South Asian Journal of Human Resources Management. 7(1), 121-128. doi: 10.1177/2322093720919336.
Uesangkomsate, P. (2019). Exploring green logistics management in Thai small and medium-sized food exporters. Proceedings of IEEE International Conference on Industrial Engineering and Engineering Management, Macau. 194-198. doi: 10.1109/IEEM44572.2019.8978917
Wardani, L. M. I., & Anvar, M. S. (2019). The role of quality of work life as mediator: psychological capital and work engagement. Humanities & Social Sciences Reviews. 7(6), 447-463. doi:10.18510/hssr.2019.7670.
World Comissionon Environmentand Development (1987). Our Common Future - Brundtland Comission. Oxford: Oxford University Press.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Atribuição 4.0 internacional CC BY 4.0 Deed
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho não comercialmente, contanto que eles creditem a você e licenciem suas novas criações sob os mesmos termos.