Políticas públicas para biocombustíveis líquidos no setor de transporte rodoviário brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v7i2.35471

Palavras-chave:

Biodiesel, Etanol, Renovabio, Emissões, Energia Renovável

Resumo

O Brasil tem implementado diversas iniciativas visando diversificar a sua matriz energética de transportes e ampliar o uso de energias renováveis. Este artigo buscou discutir as políticas públicas vigentes para a adoção de biocombustíveis líquidos como carburantes, com enfoque no setor rodoviário brasileiro. Para tal, foi realizada uma revisão da literatura especializada. Nesse contexto, a principal política discutida no presente artigo foi a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), que propõe a redução da emissão de gases de efeito estufa pela utilização de biocombustíveis como carburantes no setor rodoviário. Sobre o RenovaBio, acredita-se que esta política pública tem potencial para aumentar significativamente a oferta de biocombustíveis no setor de transporte rodoviário brasileiro e fomentar o desenvolvimento econômico do país, embora existam entraves políticos a serem superados a fim de garantir o pleno sucesso de sua implementação.

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Biografia do Autor

Julio Pansiere Zavarise, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, Departamento de Engenharias e Tecnologia.

Mestrando em Energia pela UFES. Bacharel em Engenharia Química pela UFES.

Laura Marina Pinotti, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, Departamento de Engenharias e Tecnologia.

ossui graduação em Engenharia Química pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1996), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (1999), doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (2003) e pós-doutorado em Biologia Molecular no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é professora da Universidade Federal do Espírito Santo e participa como membro permanente do PPGEN, mestrado em Energia, na linha de pesquisa Petróleo, Gás e Energias Renováveis. Também participa como membro permanente do mestrado profissional em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável. Possui experiência em Engenharia química na área de Bioquímica - Biotecnologia com ênfase na produção, purificação, imobilização e clonagem de enzimas. Atualmente está desenvolvendo projetos de pesquisas principalmente em obtenção de biocombustíveis e na produção de enzimas utilizadas nos referidos processos. 

Gisele de Lorena Diniz Chaves, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, Departamento de Engenharias e Tecnologia.

Professora Associada do Departamento de Engenharias e Tecnologia na UFES/CEUNES. Pesquisadora do CNPq nível 2 desde 2016. Realizou seu pós-doutorado no Department of Environment and Civil Engineering da University of Central Flórida com financiamento FULBRIGHT. Possui doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos, com estágio sanduíche (um ano) no CRET-LOG, Grupo de Pesquisa em Logística da Université de la Mediterranée (Aix-Marseille II) na França, ambos com apoio CAPES. Graduada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (2003) e mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2005). Atuo principalmente nos seguintes temas: logística reversa, gestão de resíduos sólidos, logística e gestão da cadeia de suprimentos, dinâmica de sistemas 

Wanderley Cardoso Celeste, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, Departamento de Engenharias e Tecnologia.

Doutor, mestre e graduado em Engenharia Elétrica pela UFES desde 2009, 2005 e 2002, respectivamente. É professor Nível 4 da Classe C do Magistério Superior, lotado no Departamento de Computação e Eletrônica (DCEL) do Centro Norte do Espírito Santo (CEUNES) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) desde 2009. Atua nos cursos de graduação de Engenharia de Computação e de Ciência da Computação do CEUNES/UFES desde 2009 e 2015, respectivamente. Participa como membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Energia (PPGEN), atuando no Mestrado em Energia do PPGEN/CEUNES/UFES desde 2011.

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Publicado

18.06.2021

Como Citar

Zavarise, J. P., Vianna, V. W., Pinotti, L. M., Chaves, G. de L. D., & Celeste, W. C. (2021). Políticas públicas para biocombustíveis líquidos no setor de transporte rodoviário brasileiro. Brazilian Journal of Production Engineering, 7(2), 95–110. https://doi.org/10.47456/bjpe.v7i2.35471

Edição

Seção

ENGENHARIA AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

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