Resolução de problemas e gestão de projetos: proposição de otimização para o setor metalmecânico paulista

Autores

  • André Belasques Ruiz Picon USP- Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
  • Manoel Gonçales Filho USP - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz https://orcid.org/0000-0002-3058-0419

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v7i5.35821

Palavras-chave:

Gestão de Projetos, Metodologias de Resolução de Problemas, Lean Manufacturing

Resumo

Problemas acontecem diariamente dentro de organizações e no dia-a-dia de gestores de projetos, e as formas de tratar esses problemas nem sempre são feitas considerando metodologias sistemáticas, bem estruturadas e de gerenciamento de projetos. O objetivo deste trabalho foi identificar na literatura as principais metodologias de resolução de problemas, coletar informações no setor industrial metalmecânico paulista sobre como são administrados e propor uma abordagem sob à ótica de gestão de projetos. O método de estudo possui abordagem quantitativa, e o procedimento técnico para o levantamento de dados foi realizado por meio de um questionário utilizando escala Likert. Os dados coletados permitiram uma análise de como os problemas são tratados no universo de estudo e demonstraram uma necessidade de melhores ferramentas para planejar como executar as atividades. Não obstante, a real e principal contribuição desta pesquisa é a proposição de implementação de uma abordagem baseada na filosofia “Lean Manufacturing” com utilização de “canvas”, como formas de otimização do processo produtivo industrial para a resolução de problemas de modo estruturado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel Gonçales Filho, USP - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Doutor em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) (2021) [Bolsa de doutorado integral 40 horas pelo Ministério da Educação e Ciência (CAPES)]. Mestre em Engenharia de Produção pela UNIMEP (2015) [Bolsa de mestrado integral 40 horas pela CAPES]. Administrador de Empresas graduado pela Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP) (2002). Possui duas pós graduações LATU SENSU: Especialização em Gestão de Pessoas pela UNIMEP (2004) e MBA em Gestão Financeira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) (2006). É professor titular da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) vinculada ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, professor do Centro Universitário Salesiano Dom Bosco (UNISAL), nas áreas da Administração, Contabilidade e Economia e, professor orientador de pesquisas científicas e trabalhos de conclusão de curso de MBA em Gestão de Projetos e Gestão de Pessoas do Pecege ESALQ / USP. É autor de cinco livros na área da Administração da Produção e de mais de uma centena de artigos científicos publicados em revistas / journals e congressos nacionais e internacionais. GONÇALES FILHO, M. O interesse de pesquisa está no desenvolvimento da filosofia do Pensamento Enxuto (PE) e nas Práticas Sustentáveis: Econômicas, Ambientais e Sociais. Produção mais Limpa, Administração Geral, Gestão de Pessoas, Gestão de Projetos, Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística, Empreendedorismo, Inovação e Análise da Viabilidade Econômico Financeira de Investimentos. Profº Dr. Manoel Gonçales Filho E-mail: manoel.goncales01@fatec.sp.gov.br (Texto informado pelo autor)

Referências

Associação IPMA Brasil de Gerenciamento de Projetos. (2012). National Competence Baseline-NCB. Referencial Brasileiro de Competências. Recuperado de https://www.academia.edu/6606190/Associa%C3%A7%C3%A3o_IPMA_Brasil_de_Gerenciamento_de_Projetos_NCB_National_Competence_Baseline

Ballé, M., Jones, D., Chaize, J., & Fiume O. (2019). A Estratégia Lean: Para Criar Vantagem Competitiva, Inovar e Produzir com Crescimento Sustentável (1a ed.). Porto Alegre: Bookman.

Bonat, D. (2009). Metodologia de Pesquisa (3ed)., Curitiba: IESDE Brasil S.A

Camargo, M. (2018). Gerenciamento de Projetos (2a ed.). Rio de Janeiro: Grupo GEN.

Capaldo, A. D. (2007). Gerenciamento ágil de projetos - Aplicação em produtos inovadores (1a ed.). São Paulo: Editora Saraiva.

Carvalho, M. M., & Rabechini, R. J. (2018). Fundamentos em Gestão de Projetos - Construindo Competências para Gerenciar Projetos (5a ed.). Rio de Janeiro: Atlas.

Confederação Nacional da Indústria [CNI]. 2021. Relatório Estado de São Paulo. Recuperado de https://perfildaindustria.portaldaindustria.com.br/estado/sp

Fontelles, M. J., Simões, M. G., Farias, S. H., & Fontelles, R. G. S. (2009). Metodologia da Pesquisa Científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. Belém: Núcleo de Bioestatística Aplicado à Pesquisa da Universidade da Amazônia.

Fontelles, M. J., Simões, M. G., Almeida J. C., & Fontelles R. G. S. (2010). Metodologia da pesquisa: diretrizes para o cálculo do tamanho da amostra. Revista Pan-americana de Medicina, 24, 57-64.

Gabriel, M. L. D. (2014). Métodos Quantitativos em Ciências Sociais: Sugestões para Elaboração do Relatório de Pesquisa. Desenvolvimento em questão, V12 (28): 348–369.

Gerhardt, T. E., & Souza, A. C. (2009). Métodos de Pesquisa. Série Educação a Distância. (1a ed.). Porto Alegre: Editora da UFRGS.

Gil, A. C. (2007). Como elaborar projetos de pesquisa. (6a ed.). Rio de Janeiro: Atlas.

Günther, H. (2006). Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão? Psic.: Teor. e Pesq, 22(2), 201-209 .

Liker, J. (2007). O modelo Toyota: 14 princípios de gestão do maior fabricante do mundo. (1a ed.). Porto Alegre: Bookman Edtora .

Mariani, C. A. (2005). Método PDCA e Ferramentas da qualidade no gerenciamento de processos industriais: Um estudo de caso.RAI - Revista de Administração e Inovação, 2, 110-126.

Menezes, L. C. D. M. (2018). Gestão de Projetos. (4a ed.). São Paulo: Atlas.

Nemoto, T., & Beglar, D. (2014). Developing Likert-Scale Questionnaires. JALT2013 Conference Proceedings, Tokyo, Japon.

Queiroz, A., & Oliveira, L. (2018). A Ferramenta Kaizen na Solução de Problemas Em Uma Indústria Automobilística. Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada, 3: 128-140.

Raupp, F. M., & Beuren, I. M. (2008) Metodologia da Pesquisa Aplicável às Ciências Sociais. (3a ed.) São Paulo: Atlas.

Stefano, N., Righi, A. W., Lisboa, M. G., & Godoy, L. P. (2007). Utilização das dimensões da qualidade e escala Likert para medir a satisfação dos clientes de uma empresa prestadora de serviços. XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Foz do Iguaçu, Brasil.

Tiernoa, N. R., Gonzalez-Cruz, T. F., Martinez, J. L. (2017). An overview of qualitative comparative analysis: a bibliometric analysis. J Innov Knowl, 2(1),15–23.

Toledo, L. A., & Shiraishi, G. D. F. (2009). Estudo de caso em pesquisas exploratórias qualitativas: Um ensaio para a proposta de protocolo do estudo de caso. Revista da FAE, 12(1),103-119.

Werkema, C. (2012). Métodos PDCA e Demaic e Suas Ferramentas Analíticas. (1a ed.). Rio de Janeiro: Grupo GEN.

Yin, R. K. (2005). Estudo de caso: planejamento e métodos. (3a ed). Porto Alegre: Bookman.

Zanella, L. C. H. (2011). Metodologia de Pesquisa. (2a ed.). Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/Universidade Federal de Santa Catarina [UFSC].

Arquivos adicionais

Publicado

15.10.2021

Como Citar

Picon, A. B. R., & Gonçales Filho, M. (2021). Resolução de problemas e gestão de projetos: proposição de otimização para o setor metalmecânico paulista. Brazilian Journal of Production Engineering, 7(5), 30–47. https://doi.org/10.47456/bjpe.v7i5.35821

Edição

Seção

ENGENHARIA DE OPERAÇÕES E PROCESSOS DA PRODUÇÃO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>