APLICAÇÃO DO GERENCIAMENTO DE ROTINA DIÁRIO NO SETOR DE COMPRAS EM UMA EMPRESA DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v7i3.35956

Palavras-chave:

Processo, Compras, Matriz BASICO, GRD

Resumo

O presente artigo foi elaborado com o objetivo de demonstrar como o gerenciamento de rotina diário influencia na performance do departamento de compras. A partir do método de pesquisa-ação, aplicado em uma empresa de exportação e importação com sede no município de Vitória, Espírito Santo – Brasil, foi implementado uma série de correções nos processos já existentes e inclusos novos procedimentos na rotina operacional do setor utilizando ferramentas como a matriz BASICO, as quais impactaram diretamente e indiretamente nos outros departamentos da empresa que auxiliaram na execução das estratégias adotas. Foram descritos os principais gargalos que o setor tinha antes da implantação do GRD e os resultados após a aplicação da metodologia, resumidos em redução de custos, melhoria e confiabilidade dos processos e por fim, maior satisfação do cliente

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Felipe Oliveira de Assis, Centro Universitário Salesiano - UniSales

Graduando em Engenharia de Produção

Marcos Wagner Jesus Servare Junior, Centro Universitário Salesiano - UniSales

Engenheiro de Produção e mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente cursa o Doutorado em Engenharia Elétrica na mesma Universidade com período sanduíche na Hautes Études Commerciales de Montréal. Atua como Docente e Coordenador do curso de Engenharia de Produção na UniSales (Centro Universitário Salesiano) de Vitória/ES.

Referências

AEB. (2021). Cenários, dados, particularidades, reflexos e projeções para o comércio exterior brasileiro em 2021. Recuperado de http://aeb.org.br/previsao-da-balanca-comercial-2021/

Baily, P., Farmer, D., Jessop, D., & Jones, D. (2000). Compras: princípios e administração. São Paulo: Atlas, 8.

Ballou, R. H. (2009). Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos-: Logística Empresarial. Bookman Editora.

Berriel, P. (2020). Proposta de priorização de esforços na gestão de uma Instituição de Ensino Superior por meio da metodologia da Estrela Decisória e da Matriz Básico. Unigranrio, Rio de Janeiro.

Brasil. Marinha do Brasil (2008). Secretaria Geral da Marinha. SGM-301: normas sobre administração financeira e contabilidade, 4, 5.

Brasil. Secretaria Geral da Marinha. (2011). Sgm-107. Normas Gerais de Administração. 4 Revisão, Vol. 1. Brasília.

Carvalho, M. M., & Paladini, E. P. (2012). Gestão da Qualidade: Teoria e Caos. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Elsevier.

Campos, V. F. (2004). Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia-Dia. 9ª Ed. Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviços Ltda.

Fernandes, W. A. (2011). O movimento da qualidade no Brasil.

Gerhardt, T. E., & Silveira, D. T. (2009). Métodos de pesquisa. 1ª Ed. Porto Alegre: UFRGS.

Grossi, M. O., Ananias, L. F. N., & Peixoto, M. G. M. (2019). Estudo de caso em uma empresa do setor madeireiro do alto paranaíba: proposta de implementação da gestão da qualidade total e da gestão da rotina. XXXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 13f. Santos.

Magalhães, C. S. et al. (2020). Controle da Qualidade Total, Gestão da Qualidade Total e Gestão da Rotina: Análise das Causas do Descarte de Queijo Ricota Produzido em um Laticínio Situado no Alto Paranaíba. XL Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 13f. Foz do Iguaçu.

Morais, I.H.T. et al. (2020). Aplicação de ferramentas de gestão da qualidade em uma empresa de eventos infantis. XL Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 16f. Foz do Iguaçu.

Peinado, J., & Graeml, A. R. (2007). Administração da Produção: Operações Industriais e de Serviços. Curitiba: UnicenP.

Secex. (2021). Publicação Semanal. Balança Comercial Brasileira. 3º Semana, junho de 2021. Recuperado de https://balanca.economia.gov.br/balanca/semanal/Nota.pdf

Silva, B. C., Da Silva, L. G., & Ferreira, D. V. (2020). Gerenciamento de rotina no setor de ensacados de uma fábrica cimenteira no estado de Sergipe; . XL Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 17f. Foz do Iguaçu.

Wendcap, M. V., Almeida, R. L. de, & Silva, A. A. D. da. (2020). Implantação Do Gerenciamento Da Rotina Do Trabalho Do Dia A Dia Em Uma Indústria De Luminárias De Emergência: O Programa 5s. XL Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 16f. Foz do Iguaçu.

Thiollent, M. (2011). Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez.

Publicado

2021-08-17

Como Citar

Assis, L. F. O. de, & Servare Junior, M. W. J. (2021). APLICAÇÃO DO GERENCIAMENTO DE ROTINA DIÁRIO NO SETOR DE COMPRAS EM UMA EMPRESA DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO. Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE, 7(3), 126–138. https://doi.org/10.47456/bjpe.v7i3.35956

Edição

Seção

ENGENHARIA DE OPERAÇÕES E PROCESSOS DA PRODUÇÃO- OPERATIONS & PRODUCTION PROCESS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)