Análise da influência do lote mínimo de compras no controle de estoque de uma empresa automobilística
DOI:
https://doi.org/10.47456/bjpe.v7i5.36051Palavras-chave:
Indústria automobilística; Gestão de Estoques; Lote Mínimo.Resumo
O setor automobilístico tem se mostrado um potencial estratégico considerado atividade chave no processo de industrialização do Brasil (Kischner & Viegas, 2018). Nesse sentido, como justificativa para o estudo destaca-se que o planejamento/processo de gestão de compras pode representar um ganho para a empresa, uma vez que pode minimizar prejuízos e evitar grandes volumes de capital imobilizado. Neste aspecto, este estudo tem como objetivo apresentar uma proposta de melhoria para analisar a influência da negociação de lote mínimo de itens perecíveis em uma indústria automobilística. A pesquisa foi fundamentada como quali-quantitativa, de natureza aplicada, descritiva e um estudo de caso em uma empresa automobilística, utilizando a curva ABC como planejamento estratégico através do gerenciamento de estoque. Os resultados apontaram 4 itens mais descartados no ano de 2018 após análise dos dados coletados e do tamanho dos lotes mínimos de compra de cada um. Conclui-se que o fornecedor que tinham lote mínimo elevado foram os itens mais descartados, visto que esses geram maior dificuldade na gestão de compras, a qual lida com diversas restrições diariamente. Portanto, com tantas barreiras que influenciam o processo de gestão de compras de itens perecíveis, a alteração do lote mínimo para o menor valor negociável possível, representa um ganho para a empresa, pois possibilita ao comprador da peça lidar com as mudanças e restrições da rotina empresarial com maior maleabilidade.
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