Análise da influência do lote mínimo de compras no controle de estoque de uma empresa automobilística

Autores

  • Gabriela Constantino Fenili Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Catalão
  • Fernando de Araújo Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Catalão https://orcid.org/0000-0002-1589-3257
  • Aline Gonçalves dos Santos Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Catalão
  • Naiara Faiad Sebba Calife Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Catalão
  • Vanessa Aparecida de Oliveira Rosa Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v7i5.36051

Palavras-chave:

Indústria automobilística; Gestão de Estoques; Lote Mínimo.

Resumo

O setor automobilístico tem se mostrado um potencial estratégico considerado atividade chave no processo de industrialização do Brasil (Kischner & Viegas, 2018). Nesse sentido, como justificativa para o estudo destaca-se que o planejamento/processo de gestão de compras pode representar um ganho para a empresa, uma vez que pode minimizar prejuízos e evitar grandes volumes de capital imobilizado. Neste aspecto, este estudo tem como objetivo apresentar uma proposta de melhoria para analisar a influência da negociação de lote mínimo de itens perecíveis em uma indústria automobilística. A pesquisa foi fundamentada como quali-quantitativa, de natureza aplicada, descritiva e um estudo de caso em uma empresa automobilística, utilizando a curva ABC como planejamento estratégico através do gerenciamento de estoque. Os resultados apontaram 4 itens mais descartados no ano de 2018 após análise dos dados coletados e do tamanho dos lotes mínimos de compra de cada um. Conclui-se que o fornecedor que tinham lote mínimo elevado foram os itens mais descartados, visto que esses geram maior dificuldade na gestão de compras, a qual lida com diversas restrições diariamente. Portanto, com tantas barreiras que influenciam o processo de gestão de compras de itens perecíveis, a alteração do lote mínimo para o menor valor negociável possível, representa um ganho para a empresa, pois possibilita ao comprador da peça lidar com as mudanças e restrições da rotina empresarial com maior maleabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Constantino Fenili, Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Catalão

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio John Kennedy(2012). (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

Naiara Faiad Sebba Calife, Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Catalão

Possui graduação em Engenharia Elétrica ênfase Eletrônica pela UFU (Universidade Federal de Uberlândia - 2003). Mestrado em Engenharia de Produção pela UFSCar ( Universidade Federal de São Carlos - 2008). Professora Adjunta III do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão, atuando principalmente nas seguintes áreas: Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos, Projeto e Gestão de Armazenagem, Logística Hospitalar e Gestão de Projetos. Possui, também, experiência na gestão hospitalar atuando em gestão operacional e financeira. (Texto informado pelo autor)

Vanessa Aparecida de Oliveira Rosa, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia, na linha de pesquisa Metrologia Dimensional. Mestrado em Engenharia Mecânica, também pela Universidade Federal de Uberlândia, na área de Processos de Fabricação, com ênfase em usinagem tradicional. Graduada em Engenharia de Produção pela Universidade de Uberaba. Atualmente é professora adjunta do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Uberlândia, onde atua nas área de logística e planejamento e controle da produção. (Texto informado pelo autor)

Referências

Aaker, D. A., Kumar, V., & Day, G. S. (2004). Pesquisa de marketing. tradutor: Reynaldo Cavalheiro Marcondes.

Accioly, F., Ayres, A. De Pádua S., Sucupira, C. (2012) Gestão de estoques. 1 ed. 3ª reimpressão. Rio de Janeiro, RJ: FGV.

de Araújo, S. A., Librantz, A. F. H., & Alves, W. A. L. (2009). Algoritmos genéticos na estimação de parâmetros em gestão de estoque. Exacta, 7(1), 21-30. https://doi.org/10.5585/exacta.v7i1.1207

Baily, P. et al., (2000). Compras: Princípios e Administração. São Paulo: Atlas.

Ballou, R. H. (2001). Logística Empresarial: Transportes, Administração de Materiais e Distribuição Física. São Paulo: Atlas, 1993; Ballou, Ronald H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: Planejamento, organização e logística empresarial. 4ª Edição. Porto Alegre: Bookman.

Ballou, R. H. (2011). Logística Empresarial: Transportes, Administração de materiais e Distribuição Física; São Paulo, Editora Atlas.

Bányai, T., & Bányai, Á. (2017). Modelling of just-in-sequence supply of manufacturing processes. In MATEC Web of Conferences, 112, p. 06025). EDP Sciences.

Bornia, A. C. (1995). A utilização do método da unidade de esforço de produção na quantificação das perdas internas da empresa. In Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC.

Braga, M. (1996). In Gestão do Aprovisionamento, gestão de compras, stocks e armazéns. Lisboa: Editorial Presença.

Braga, A. (2006). Evolução estratégica do processo de compras ou suprimentos de bens e serviços nas empresas. Instituto Coppead, Universidade Federal do Rio de janeiro, Rio de Janeiro.

Carvalho, J. M. C. (2002). Logística. 3.ed. Lisboa: Edições Silabo.

Carvalho, C. (2010). In Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento (2ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo.

Maia, J. L. & Cerra, A. L. (2006). Gestão da cadeia de suprimentos e estratégia logística: casos em fornecedores automotivos. Sistemas & Gestão, 1(3), 174-194.

Cerra, A. L. & Maia, J. L. (2008). Desenvolvimento de produtos no contexto das cadeias de suprimentos do setor automobilístico. Revista de Administração Contemporânea, 12(1), 155-176.

Ching, H. Y. (2001.) Gestão de estoques na cadeia de logística integrada. São Paulo: Editora Atlas SA.

Corrêa, H. L., Gianesi, I. G., & Caon, M. (2001). Planejamento, programação e controle da produção. São Paulo: Atlas, 1.

Dias, M. A. P. (2010). Administração de Materiais: Princípios, Conceitos e Gestão. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas SA.

Dicken, P. (2010) Mudança global: mapeando as novas fronteiras da economia global. Porto Alegre: Bookman

Gaither, N. & Frazier, G. (2001). Administração da Produção e Operações, 8 ed. São Paulo: Editora Pioneira.

Gerhardt, T. E. & Silveira, D. T. (2009). Métodos de Pesquisa. 1ª Ed. Porto Alegre. Plageder

Godinho Filho, M., Hayashi, A. P., & Rufo, C. R. (2013). Uso da abordagem Quick Response Manufacturing para a redução do lead time em uma empresa do setor calçadista. Anais do XXXIII enegep—Encontro Nacional de Engenharia de Produção.

Gonçalves, P. S. (2013). Administração de Materiais. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier.

Ghinato, P. (2000). Produção & Competitividade: Aplicações e Inovações, Ed.: Adiel T. de Almeida & Fernando M. C. Souza, Edit. da UFPE, Recife, Publicado como 2º cap. do Livro.

Iman. (2015). Estratégia para Acurácia. Revista Logística e Supply Chain. Recuperado de https://www.imam.com.br/logistica/artigos/serie-gestao-de-estoques/2288-estrategias-para-acuracia

Junior, F. R. L. & Carpinetti, L. C. R. (2019). Análise das práticas de gestão de cadeias de suprimento de uma empresa do setor automobilístico. Brazilian Journal of Development, 5(7), 10319-10332.

Kawase, F. S. & De Paula, L. L. (2012). A importância do gerenciamento do estoque no setor Supermercadista de pequeno porte na cidade de Lins-SP. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Faculdade de Tecnologia de Lins Prof. Antônio Seabra, Lins, São Paulo.

Kischner, P. & Viegas, T. D. O. C. (2018). Política industrial para o setor automobilístico entre 2000 e 2015. Economia e Desenvolvimento, 30, 5.

Kogik, A. V., Da Silva, A. M., Belusso, M., & Werlang, R. (2018). A Importância Do Gerenciamento Estratégico Do Estoque No Setor Supermecadista. Anais Da Engenharia De Produção/Issn 2594-4657, 2(1), 1-20.

Letti, G. C. & Gomes, L. C. (2014). Curva ABC: melhorando o gerenciamento de estoques de produtos acabados para pequenas empresas distribuidoras de alimentos. Update-Revista de Gestão de Negócios, 1(2), 66-86.

Manuel, E. M. H. D. A. (2013). Planeamento e Gestão de materiais O paradigma Just in time versus constituição de stocks Gestão técnica de materiais perecíveis na ótica de abastecimento (Doctoral dissertation).

Martins, P. G. & Alt, P. R. C. (2006). Administração de materiais e recursos patrimoniais. São Paulo: Saraiva.

Medina, H. V. D. & Gomes, D. E. B. (2003). Reciclagem de automóveis: estratégias, práticas e perspectivas. CETEM.

Moreira, D. A. (2009). Administração da produção e operações. 2ª edição. CLS - Cengage Learning, São Paulo.

Paoleschi, B. (2014). Estoques e Armazenagem.1ª edição. São Paulo Érica.

Pereira, D. M. & Leite, J. P. (2016). Implantação de layout celular na montagem de cadernos. Veredas Favip-Revista Eletrônica de Ciências, 9(1), 58-74.

Polit, D. F., Becker, C. T., & Hungler, B. P. (2004). Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. Trad. de Ana Thorell. 5. ed. Porto Alegre: Artmed.

Pozo, H. (2000). Administração de recursos materiais e patrimoniais: uma abordagem logística. Editora Atlas SA.

Reis, L. D. & Paulino, A. (1994). Gestão dos stocks e compras. Editora Internacional, Lisboa.

Santana, M. L. & Piper, H. Proposta de melhoria de layout e a curva ABC no setor de estoque: um estudo de caso. Revista Ciência (In) Cena, v. 1, n. 5, p. 30-50, jul./dez. 2017. Recuperado de http://periodicos.estacio.br/index.php/cienciaincenabahia/article/viewFile/3241/pdf3241

Santos, R. S. D., Schmidt, R., Adami, V. S., & Schmidt, F. C. (2021). Análise dos efeitos do Novo Regime Automotivo (1996-1999) e o Inovar-Auto (2012-2017). Brazilian Journal of Political Economy, 41, 137-154.

Sheldon, D. H. (2004). Achieving Inventory Accuracy: A Guide to Sustainable Class A Excellence in 120 Days. J. Ross Publishing.

Shingo, S. (1996). O sistema Toyota de produção. Bookman Editora.

Silva, M. V. & da Silva Martins, M. K. (2015). Just In Time E As Relações De Trabalho Na Montadora Mitsubishi Motors Do Brasil Sa.

Slack, N., Chambers, S., & Johnston, R. (2009). Administração da produção. 3ª. Edição São Paulo Editora Atlas.

Wanke, P. (2000). Gestão de estoques. In: Fleury, P.F.; Figueiredo, K.; Wanke, P. (Org.). Logística empresarial. São Paulo: Atlas, 2000. p. 177-208. Coleção COPPEAD de Administração.

Wanke, P. (2012). Quadro conceitual para gestão de estoques: enfoque nos itens. Gestão & Produção, 19(4), 677-687.

Wood, S. (1991). O modelo japonês em debate: pós-fordismo ou japonização do fordismo. Revista Brasileira de ciências sociais, 17(6), 28-42.

Wood Jr., T. (1992). Fordismo, toyotismo e volvismo: os caminhos da indústria em busca do tempo perdido. Revista de administração de Empresas, 32(4), 6-18.

Yin, R. K. (2001). Estudo de caso: planejamento e métodos. 2.ed. Porto Alegre: Bookman.

Publicado

20.12.2021

Como Citar

Fenili, G. C., Araújo, F. de, Santos, A. G. dos, Calife, N. F. S., & Rosa, V. A. de O. (2021). Análise da influência do lote mínimo de compras no controle de estoque de uma empresa automobilística. Brazilian Journal of Production Engineering, 7(5), 299–311. https://doi.org/10.47456/bjpe.v7i5.36051

Edição

Seção

ENGENHARIA DE OPERAÇÕES E PROCESSOS DA PRODUÇÃO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)