Gestores de projetos na construção civil: uma análise das competências, satisfação e qualidade de vida
DOI:
https://doi.org/10.47456/bjpe.v8i3.37496Palavras-chave:
Competências profissionais, Construção civil, Gestão de projetos, Qualidade de vida, SatisfaçãoResumo
A importância da gestão de projetos tem tido maior foco na Era da Informação, devido à volatilidade e alto nível de mudanças, que exigem melhor planejamento e eficácia por parte das organizações. Nessa perspectiva situa-se a construção civil. Esta indústria diferencia-se das demais no que se refere à elaboração de seus produtos e falta de avanços na questão tecnológica. Os gestores de projeto, assim como na maioria das indústrias, representam na construção civil importante papel na dinâmica funcional das organizações. As variadas demandas deste ambiente requerem deles certas competências no que diz respeito à tomada de decisão e a resolução de impasses produtivos. Nesse contexto, o objetivo do estudo é identificar as competências necessárias do gestor de projetos na construção civil, os fatores que influenciam a satisfação no trabalho e a qualidade de vida dos mesmos. Para isso, foi aplicado um questionário online, embasado em bibliografias anteriores. Os dados coletados foram analisados com métodos quantitativos e qualitativos. A principal contribuição prática deste trabalho é apresentar evidências empíricas de que, as competências percebidas como valiosas para o gestor de projetos com foco na construção civil nacional são o planejamento e organização, comunicação efetiva e gestão de mudanças. Estes resultados contribuem para o tema ao discutir em profundidade a área específica de construção civil. Quanto à satisfação e qualidade de vida no trabalho, verificou-se que, apesar dos altos níveis de estresse analisados, a maioria apresentou elevados níveis de satisfação relativos ao cargo ocupado e às atividades realizadas durante o expediente.
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