Aprendizagem na engenharia de produção através de jogos: análise usando o ProKnow-c

Autores

  • Lucas Bergami Nascimento Centro Universitário Salesiano, UniSales
  • Kathleen Silvestre de Oliveira Prefeitura Municipal de Cariacica
  • Marcos Wagner Jesus Servare Junior Centro Universitário Salesiano - Unisales https://orcid.org/0000-0002-4531-9934
  • Maria Carolina Drago Bragança Centro Universitário Salesiano - Unisales https://orcid.org/0000-0002-8220-2225

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v8i4.38566

Palavras-chave:

Aprendizagem, Gamificação, ProKnow-c

Resumo

Este estudo tem como objetivo geral explorar o portfólio bibliográfico encontrado por intermédio do método ProKnow-C, o qual traz artigos importantes ao tema: Uma melhor aprendizagem da engenharia de produção na universidade através de jogos. O método ProKnow-C refere-se de uma análise quantitativa de artigos publicados realizadas por meio de filtros como a leitura de pedaços e integralidade do texto e a quantidade de citações que consta no Google Scholar, e assim por diante. A partir desse estudo, identificou-se 08 artigos que integra o portfólio bibliográfico, em que foram observados nestes trabalhos os autores de destaque, os meios de publicações de destaque, o material que auxiliou como base para os trabalhos, além de mencionar as contribuições de cada um deles, da aprendizagem no ensino superior de engenharia de produção através dos jogos.

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Biografia do Autor

Lucas Bergami Nascimento, Centro Universitário Salesiano, UniSales

Graduando em Engenharia de Produção no Centro Universitário Salesiano (UniSales).

Kathleen Silvestre de Oliveira, Prefeitura Municipal de Cariacica

Licenciada em Pedagogia. Atua como professora da Prefeitura Municipal de Cariacica.

Marcos Wagner Jesus Servare Junior, Centro Universitário Salesiano - Unisales

Engenheiro de Produção e mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente cursa o Doutorado em Engenharia Elétrica na mesma Universidade com período sanduíche na Hautes Études Commerciales de Montréal. Atua como Docente e Coordenador de curso das Engenharias na UniSales (Centro Universitário Salesiano) de Vitória/ES.

Maria Carolina Drago Bragança, Centro Universitário Salesiano - Unisales

Possui graduação em Administração com habilitação em Análise de Sistemas pela Faculdade de Ciências Humanas de Vitória(2001), graduação em Pedagogia pela Escola de Ensino Superior Fabra(2014), graduação em Programa Especial de Formação Pedagógica Para Formadores de Educação Profis pela Universidade do Sul de Santa Catarina(2010), especialização em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo(2014) e curso-tecnico-profissionalizante em Técnico em Processamento de Dados pelo Instituto Capixaba de Tecnologia(1996). Atualmente é Supervisora Acadêmica/Pedagógica do Centro Universitário Salesiano. Tem experiência na área de Educação. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

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Publicado

22.08.2022

Como Citar

Nascimento, L. B., Oliveira, K. S. de, Servare Junior, M. W. J., & Bragança, M. C. D. (2022). Aprendizagem na engenharia de produção através de jogos: análise usando o ProKnow-c. Brazilian Journal of Production Engineering, 8(4), 109–118. https://doi.org/10.47456/bjpe.v8i4.38566

Edição

Seção

EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA

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