Proposta para o ensino de reação de saponificação aliado à educação ambiental
Palavras-chave:
Saponificação, Ensino de química, Química ambientalResumo
O Ensino de Química ainda possui muitos obstáculos, visto que os discentes rejeitam a disciplina, pois não conseguem relacioná-la aos fenômenos do seu cotidiano. A Educação Ambiental (EA), mesmo que seja de extrema importância, também é uma temática pouco explorada pelos docentes em sala de aula. Dessa forma, o presente trabalho pretende aliar o ensino da reação de saponificação com a EA a partir de uma aula prática e da criação de um material pedagógico a ser aplicado e validado no ensino médio de uma escola pública. O trabalho pretende cumprir assim com o exposto pelas habilidades “EM13CNT101” e “EM13CNT104” da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A aplicação se mostrou efetiva e satisfatória, visto que dos 44 alunos que participaram até o final, mais de 60% afirmaram que houve aprendizado sobre a reciclagem do óleo residual de fritura (ORF) e a parte química envolvendo a produção de sabão, além de afirmarem que o material e a aula prática são interessantes e que conseguiram relacionar a química com a EA. Desse modo, conclui-se que o trabalho alcançou o objetivo proposto a partir das habilidades da BNCC, visto que os discentes puderam adquirir maior responsabilidade socioambiental.
Downloads
Referências
Broietti, F. C. D., Ribas, J. F., de Souza Assai, N. D., & Pinheiro, D. J. A. (2021). Uma trajetória de aprendizagem de conceitos introdutórios de química orgânica por meio da resolução de problemas. Ensino e Tecnologia em Revista, 5(2), 160-187. http://dx.doi.org/10.3895/etr.v5n2.14920
Freire, P. (2011). Pedagogia do oprimido. Cap. 2, 79-106pp. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Marques, R., Gonzalez, C. E. F., & Xavier, C. R. (2017). As dificuldades da inserção e da prática em educação ambiental no currículo escolar. Anais do XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental. Curitiba: UFPR. Recuperado de http://www.epea2017.ufpr.br/wp-content/uploads/2017/05/140-E4-S13-AS-DIFICULDADES-DA-INSER%C3%87%C3%83O-1.pdf.
Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Recuperado de http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase
Quadros, A. L. D., Silva, D. C. D., Andrade, F. P. D., Aleme, H. G., Oliveira, S. R., & Silva, G. D. F. (2011). Ensinar e aprender Química: a percepção dos professores do Ensino Médio. Educar em Revista, (40), 159-176. https://doi.org/10.1590/S0104-40602011000200011

Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Brazilian Journal of Production Engineering

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Atribuição 4.0 internacional CC BY 4.0 Deed
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho não comercialmente, contanto que eles creditem a você e licenciem suas novas criações sob os mesmos termos.