Proposta para o ensino de reação de saponificação aliado à educação ambiental
Palavras-chave:
Saponificação, Ensino de química, Química ambientalResumo
O Ensino de Química ainda possui muitos obstáculos, visto que os discentes rejeitam a disciplina, pois não conseguem relacioná-la aos fenômenos do seu cotidiano. A Educação Ambiental (EA), mesmo que seja de extrema importância, também é uma temática pouco explorada pelos docentes em sala de aula. Dessa forma, o presente trabalho pretende aliar o ensino da reação de saponificação com a EA a partir de uma aula prática e da criação de um material pedagógico a ser aplicado e validado no ensino médio de uma escola pública. O trabalho pretende cumprir assim com o exposto pelas habilidades “EM13CNT101” e “EM13CNT104” da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A aplicação se mostrou efetiva e satisfatória, visto que dos 44 alunos que participaram até o final, mais de 60% afirmaram que houve aprendizado sobre a reciclagem do óleo residual de fritura (ORF) e a parte química envolvendo a produção de sabão, além de afirmarem que o material e a aula prática são interessantes e que conseguiram relacionar a química com a EA. Desse modo, conclui-se que o trabalho alcançou o objetivo proposto a partir das habilidades da BNCC, visto que os discentes puderam adquirir maior responsabilidade socioambiental.
Downloads
Referências
Broietti, F. C. D., Ribas, J. F., de Souza Assai, N. D., & Pinheiro, D. J. A. (2021). Uma trajetória de aprendizagem de conceitos introdutórios de química orgânica por meio da resolução de problemas. Ensino e Tecnologia em Revista, 5(2), 160-187. http://dx.doi.org/10.3895/etr.v5n2.14920
Freire, P. (2011). Pedagogia do oprimido. Cap. 2, 79-106pp. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Marques, R., Gonzalez, C. E. F., & Xavier, C. R. (2017). As dificuldades da inserção e da prática em educação ambiental no currículo escolar. Anais do XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental. Curitiba: UFPR. Recuperado de http://www.epea2017.ufpr.br/wp-content/uploads/2017/05/140-E4-S13-AS-DIFICULDADES-DA-INSER%C3%87%C3%83O-1.pdf.
Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Recuperado de http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase
Quadros, A. L. D., Silva, D. C. D., Andrade, F. P. D., Aleme, H. G., Oliveira, S. R., & Silva, G. D. F. (2011). Ensinar e aprender Química: a percepção dos professores do Ensino Médio. Educar em Revista, (40), 159-176. https://doi.org/10.1590/S0104-40602011000200011
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maria Eduarda da Silva Alexandre, Mauro Cesar Dias, Claudinei Andrade Filomeno (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Todos os trabalhos publicados na Brazilian Journal of Production Engineering (BJPE) estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à BJPE como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.


2.png)

























































