Influência econômica e ambiental da reciclagem de metais na região do sertão central de Pernambuco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v10i1.43946

Palavras-chave:

Meio Ambiente., Reciclagem, Reuso, Metais, Economia

Resumo

A reciclagem de materiais sólidos desempenha um papel crucial na gestão sustentável de resíduos e na preservação do meio ambiente. Esse processo abrange a coleta, separação e processamento de materiais descartados como papel, plástico, vidro e metal, visando à criação de novos produtos. Suas vantagens incluem a redução da extração de recursos naturais, e resíduos em aterros sanitários e menor poluição. Ademais, a reciclagem contribui para a economia circular, promovendo a eficiência no uso de recursos e estimulando práticas mais sustentáveis. Este estudo específico concentra-se na influência econômica e ambiental da reciclagem de metais no Sertão Central de Pernambuco, com ênfase na cidade de Salgueiro-PE. A pesquisa foi conduzida com um total de 18 profissionais envolvidos na coleta de materiais reciclados. Os resultados evidenciam os impactos positivos advindos da prática de reciclagem de metais, ressaltando melhorias significativas tanto na renda quanto no ambiente local. Adicionalmente, a pesquisa identificou desafios enfrentados por esses profissionais, tais como os baixos preços praticados no mercado e a carência de incentivos por parte do governo. A conclusão do estudo reforça a urgência na implementação de aprimoramentos nos aspectos econômicos e ambientais, destacando a importância crucial da reciclagem para fomentar o desenvolvimento sustentável em Salgueiro-PE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gênesis de Brito Pessoa, Universidade Federal Do Vale Do São Francisco-UNIVASF

Possui formação como Técnico de Informática pelo Centro Estadual de Educação Profissional Maria Chaves e atualmente está cursando graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). (Texto informado pelo autor)

Carlos Eduardo da Silva Albuquerque, Universidade Federal do Vale do São Francisco campus Salgueiro-PE

Possui doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais, mestrado em Engenharia Mecânica e graduação em Engenharia Mecânica, todos obtidos na Universidade Federal de Campina Grande. Seu foco de pesquisa está em processos metalúrgicos, com ênfase em fundição de precisão rápida e processos termofísicos utilizando simulação numérica. Também realizou pesquisas anteriores em análise de energia e exergia para melhoria de processos e escoamento de fluidos multifásicos. Na área acadêmica, atua como professor efetivo no curso de Engenharia de Produção na Universidade Federal do Vale do São Francisco, sendo responsável por ministrar disciplinas da área da mecânica. (Texto informado pelo autor)

Referências

ABRELPE. (2022). Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil. Recuperado de https://abrelpe.org.br/panorama/

Aliaga, M. & Gunderson, B. (2002). Interactive Statistics. Thousand Oaks: Sage.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. (2008). Indicadores de desenvolvimento sustentável: Brasil 2008. Rio de Janeiro: IBGE, 2008.

Krauczuk, H. M. (2019). Reciclagem. FESPPR Publica, 3(1), 18.

Marôco, J. (2018). Análise Estatística com o SPSS Statistics.: 7ª edição. Report Number, Ltda.

Matos, L. L. & Lima, E. V. (2005). A importância da reciclagem do papel na melhoria da qualidade do meio ambiente.

ONU. (2018). Humanidade produz mais de 2 bilhões de toneladas de lixo por ano. Recuperado de https://brasil.un.org/pt-br/81186-humanidade-produz-mais-de-2-bilh%C3%B5es-de-toneladas-de-lixo-por-ano-diz-onu-em-diamundial#:~:text=Neste%20ano%2C%20a%20data%20%C3%A9,fora%20dentro%20de%20seis%20meses

Richardson, R. J. (2008). Pesquisa Social - Métodos e Técnicas. 3ª edição. São Paulo, Atlas. 334p.

Richardson, J. (2012). A pesquisa qualitativa crítica e válida. In: Richardson, R. J. et al. (Org) Pesquisa Social. 3ª ed. Revista e Ampliada. São Paulo: Atlas, 90-103.

Santos, R. L. C., dos. (2014). Tópicos sobre a reciclagem de metais e sustentabilidade.

Silva, N. F., da. (2014). Reciclagem: a sensibilização na escola.

Publicado

13.03.2024

Como Citar

Pessoa, G. de B., & Albuquerque, C. E. da S. (2024). Influência econômica e ambiental da reciclagem de metais na região do sertão central de Pernambuco. Brazilian Journal of Production Engineering, 10(1), 167–177. https://doi.org/10.47456/bjpe.v10i1.43946

Edição

Seção

ENGENHARIA AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE