Planejamento Urbano e Mobilidade: Avaliação de uma Proposta de Infraestrutura Viária em Juazeiro do Norte
DOI:
https://doi.org/10.47456/bjpe.v10i3.44678Palavras-chave:
Simulação de Tráfego, Gestão Pública, Tempo de Viagem, Velocidade Média, Planejamento UrbanoResumo
O estudo focou na análise da substituição de determinadas infraestruturas viárias em Juazeiro do Norte, Ceará, conforme proposta do PDM, visando melhorar o fluxo e a segurança viária. A pesquisa teve como objetivo validar a proposta do poder público de substituir um plano semafórico por uma rotatória, com simulações realizadas no software AIMSUN. O método utilizado combinou análises quantitativas e qualitativas para avaliar os efeitos dessa mudança além de coletados dados sobre emissão de CO2, velocidade média e tempo de viagem. A análise qualitativa incluiu observações detalhadas do comportamento do tráfego sob diferentes cenários de implementação, enquanto os resultados quantitativos mostraram que a substituição de semáforos por rotatórias pode melhorar o fluxo de tráfego e reduzir congestionamentos, além de aumentar a segurança viária. No entanto, a implementação de certas medidas sem um planejamento adequado pode não alcançar os benefícios esperados, exigindo adaptações contínuas durante os testes. Concluiu-se que é crucial um planejamento urbano integrado e sustentável, baseado em dados empíricos e análises técnicas detalhadas, que deverão forçar investimentos contínuos em infraestrutura viária e modernização das facilidades quanto a oferta de transporte público dentre outras medidas que são essenciais para promover uma mobilidade.
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