Planejamento Urbano e Mobilidade: Avaliação de uma Proposta de Infraestrutura Viária em Juazeiro do Norte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v10i3.44678

Palavras-chave:

Simulação de Tráfego, Gestão Pública, Tempo de Viagem, Velocidade Média, Planejamento Urbano

Resumo

O estudo focou na análise da substituição de determinadas infraestruturas viárias em Juazeiro do Norte, Ceará, conforme proposta do PDM, visando melhorar o fluxo e a segurança viária. A pesquisa teve como objetivo validar a proposta do poder público de substituir um plano semafórico por uma rotatória, com simulações realizadas no software AIMSUN. O método utilizado combinou análises quantitativas e qualitativas para avaliar os efeitos dessa mudança além de coletados dados sobre emissão de CO2, velocidade média e tempo de viagem. A análise qualitativa incluiu observações detalhadas do comportamento do tráfego sob diferentes cenários de implementação, enquanto os resultados quantitativos mostraram que a substituição de semáforos por rotatórias pode melhorar o fluxo de tráfego e reduzir congestionamentos, além de aumentar a segurança viária. No entanto, a implementação de certas medidas sem um planejamento adequado pode não alcançar os benefícios esperados, exigindo adaptações contínuas durante os testes. Concluiu-se que é crucial um planejamento urbano integrado e sustentável, baseado em dados empíricos e análises técnicas detalhadas, que deverão forçar investimentos contínuos em infraestrutura viária e modernização das facilidades quanto a oferta de transporte público dentre outras medidas que são essenciais para promover uma mobilidade.

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Biografia do Autor

João Evangelista Dantas dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, Operação e Planejamento do Sistema de Transportes com ênfase em Logística e Transporte da Carga. - Mestre em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Ceará (2014-2016), na área de Planejamento e Operação de Sistemas de Transporte, participando da Linha de Pesquisa em Transporte e Logística da Carga, cuja pesquisa trata da Análise da Vulnerabilidade de Rotas do Transporte Urbano de Cargas, abordando a aplicação dos conceitos de Confiabilidade, Manutenção e Riscos na medição do risco de um evento não regular e imprevisível. - Especialista em Engenharia de Segurança no Trabalho pela Faculdade Doutor Leão Sampaio. - Possui título de Graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela URCA - Universidade Regional do Cariri (2009-2014), finalizado com a proposta da utilização da metodologia DMAIC para avaliação do conceito de Lean Manufactory e SMED no departamento de Injeção Plástica. - Possui formação Técnica em Segurança no Trabalho Pelo SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (2008-2010). - Foi professor Universitário e Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Sistemas de Informação e Sistemas para Internet, ofertado pelo Centro Universitário Católico de Quixadá (UNICATÓLICA) - Foi professor Universitário do Curso de Graduação em Engenharia de Produção e Engenharia Civil ofertados pela Faculdade Paraíso do Ceará (FAP) - Atualmente é Professor Substituto do Curso de Graduação em Engenharia de Produção Mecânica ofertado pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e Professor/Instrutor Nível Médio dos Cursos de Logística e Segurança no Trabalho ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)

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Publicado

17.07.2024

Como Citar

Santos, J. E. D. dos. (2024). Planejamento Urbano e Mobilidade: Avaliação de uma Proposta de Infraestrutura Viária em Juazeiro do Norte. Brazilian Journal of Production Engineering, 10(3), 93–111. https://doi.org/10.47456/bjpe.v10i3.44678