Brinquedo interativo para estímulo cognitivo de crianças neurodivergentes: desenvolvimento de produto seguindo o Processo de Desenvolvimento de Produto (PDP)
DOI:
https://doi.org/10.47456/bjpe.v11i4.49881Palavras-chave:
Neurodivergente, PDP, ProdutoResumo
O paradigma da neurodiversidade tem impulsionado a criação de soluções que promovam desenvolvimento cognitivo inclusivo. Embora o setor de brinquedos esteja em expansão, ainda há escassez de produtos que unam segurança, estímulo multissensorial e rigor metodológico. Este artigo apresenta a aplicação adaptada do Processo de Desenvolvimento de Produto (PDP) na concepção e prototipagem de um labirinto sensorial voltado a crianças neurodivergentes. A metodologia utilizou ferramentas da qualidade, como QFD, matriz morfológica e FMEA, fundamentais para transformar necessidades complexas do público em requisitos técnicos que assegurassem engajamento, segurança e eficácia pedagógica. O projeto priorizou materiais como ABS e acetato, bordas arredondadas e caminhos interativos com LEDs. A manufatura aditiva viabilizou o protótipo em 3D e a identificação de falhas antes da produção. Como limitação, destaca-se a ausência de testes de usabilidade, apontando direções para pesquisas futuras.
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