FABRICAÇÃO DE SENSORES ELETROQUÍMICOS DE BAIXO CUSTO A PARTIR DE MÍDIAS CD-R PARA APLICAÇÕES ANALÍTICAS
Resumo
Este trabalho apresenta a fabricação de sensores eletroquímicos de forma simples e com baixo custo a partir de mídias CD-R contendo uma camada refletiva de ouro. Tais mídias são utilizadas para o armazenamento de dados por longos períodos de tempo devido ao fato de a camada de ouro ser mais resistente do que outros metais comumente utilizados, como o alumínio. Os eletrodos foram obtidos por meio da transferência de um desenho contendo a geometria desejada para a camada de ouro dos CDs e posterior corrosão das partes indesejadas usando uma solução de I2/iodeto. O dispositivo eletroquímico obtido possui integrados os eletrodos de trabalho, referência e auxiliar, que foram utilizados para as medidas eletroquímicas. A morfologia do sensor eletroquímico foi caracterizada por meio da técnica de microscopia eletrônica de varredura, e as imagens obtidas mostraram uma superfície lisa e homogênea, típica de eletrodos metálicos. A caracterização eletroquímica foi feita utilizando a técnica de voltametria cíclica e um par redox padrão como analitos modelo (Fe2+/Fe3+). Os estudos indicaram uma dependência linear da corrente de pico com a raiz quadrada da velocidade de varredura e um processo de transferência de massa controlado por difusão, conforme esperado para o par redox modelo utilizado. Estes resultados sugerem uma performance satisfatória do eletrodo e viabilizam o uso dos dispositivos eletroquímicos para aplicações analíticas na determinação de substâncias diversas.Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Atribuição 4.0 internacional CC BY 4.0 Deed
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho não comercialmente, contanto que eles creditem a você e licenciem suas novas criações sob os mesmos termos.