Síntese de nanocristais de óxido de estanho para deposição de filmes finos com potencial aplicação em sensor de gás
Resumo
Nos últimos anos, tem-se aumentado o interesse por materiais na escala nanométrica e pesquisas evidenciam que estes materiais têm muitas vantagens se comparado a materiais micrométricos. Com o grande avanço da tecnologia foi preciso desenvolver sínteses para obtenção de materiais na escala nanométrica, dentre estas rotas, as que se destacam são as rotas químicas de síntese, com especial notoriedade rotas que utilizam meios líquidos e que possuem um grande potencial de produção de nanopartículas, com baixo custo de reagentes e equipamentos. Utilizando processo de hidrólise do cloreto de estanho em solução alcoólica, nanocristais do semicondutor dióxido de estanho podem ser obtidos em escala nanométrica com excelente controle de propriedades como tamanho e polidispersão das nanoestruturas, se comparado a rotas de sínteses mais elaboradas. Assim, o objetivo deste trabalho é sintetizar e caracterizar nanocristais de dióxido de estanho e depositar filmes finos de SnO2, avaliando o potencial para aplicação como sensor de gases.Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Todos os trabalhos publicados na Brazilian Journal of Production Engineering (BJPE) estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à BJPE como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.


2.png)

























































