GESTÃO DO CONHECIMENTO NO RAMO FARMACÊUTICO, SÃO MATEUS, ESPÍRITO SANTO, BRASIL
Resumo
Com a crescente competitividade atualmente as organizações buscam
conseguir vantagens para manter/ampliar seu mercado de diferentes formas. Com isso, a implantação da gestão do conhecimento gera uma vantagem competitiva com um grande diferencial, já que é extremamente difícil de ser replicada, visto que está agregada às pessoas que trabalham na empresa e não em seus bens físicos (Quinn et all, 1997).
O conhecimento de uma empresa é um recurso diferencial que possui grande valor, pois explora oportunidades e reduz significativamente ameaças; é raro diante da concorrência; é de difícil substituição e imitação, de forma que possibilita uma sustentabilidade competitiva (Barney, 1991). Além disso, dentre os recursos estratégicos da organização, o conhecimento é o de maior importância, sendo essencial para a sobrevivência da mesma (Lee, 2001).
Já quando a velocidade de disseminação do conhecimento é o que determina o nível de crescimento da organização e o plágio desse conhecimento pela concorrência reduz a competitividade (Kogut & Zander, 1992).
Assim, o presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar a realidade da gestão do conhecimento em organizações que atuam no mercado de Fármacos e realizar uma comparação entre as mesmas, a fim de evidenciar os pontos favoráveis e desfavoráveis da gestão de conhecimento presente nesse segmento de mercado.
Downloads
Referências
Barney, J. Firm resources and sustained competitive advantage Journal of Management, v.17, n.1, p.99-120, (1991).
Iida, Itiro. Ergonomia projeto e produção. 2. ed. São Paulo: Editora Blucher, (2005).
Lee, J. Exploratory study of external technology transfer between public research institute and small, and medium-sized firms: The case of Korea. Dissertação apresentada à Faculty of the graduate school of the university of missouri-rolla, (2001).
Kitchenham, B. & Charters, S. Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering, Technical Report EBSE-2007-01, School of Computer Science and Mathematics, Keele University, (2007).
Kogut, B.; Zander, U. Knowledge of the firm, combinative capabilities, and the replication of technology. Organization Science, v.3, n.3, p.383-397, p.(1992).
Quinn, J.B.; Baruch, J.J.; Zien, K.A. Innovation explosion: using intellect and software to revolutionize growth strategies. New York: Free Press, (1997).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Atribuição 4.0 internacional CC BY 4.0 Deed
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho não comercialmente, contanto que eles creditem a você e licenciem suas novas criações sob os mesmos termos.