GESTÃO DO CONHECIMENTO NO RAMO FARMACÊUTICO, SÃO MATEUS, ESPÍRITO SANTO, BRASIL
Abstract
Com a crescente competitividade atualmente as organizações buscam
conseguir vantagens para manter/ampliar seu mercado de diferentes formas. Com isso, a implantação da gestão do conhecimento gera uma vantagem competitiva com um grande diferencial, já que é extremamente difícil de ser replicada, visto que está agregada às pessoas que trabalham na empresa e não em seus bens físicos (Quinn et all, 1997).
O conhecimento de uma empresa é um recurso diferencial que possui grande valor, pois explora oportunidades e reduz significativamente ameaças; é raro diante da concorrência; é de difícil substituição e imitação, de forma que possibilita uma sustentabilidade competitiva (Barney, 1991). Além disso, dentre os recursos estratégicos da organização, o conhecimento é o de maior importância, sendo essencial para a sobrevivência da mesma (Lee, 2001).
Já quando a velocidade de disseminação do conhecimento é o que determina o nível de crescimento da organização e o plágio desse conhecimento pela concorrência reduz a competitividade (Kogut & Zander, 1992).
Assim, o presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar a realidade da gestão do conhecimento em organizações que atuam no mercado de Fármacos e realizar uma comparação entre as mesmas, a fim de evidenciar os pontos favoráveis e desfavoráveis da gestão de conhecimento presente nesse segmento de mercado.
Downloads
References
Barney, J. Firm resources and sustained competitive advantage Journal of Management, v.17, n.1, p.99-120, (1991).
Iida, Itiro. Ergonomia projeto e produção. 2. ed. São Paulo: Editora Blucher, (2005).
Lee, J. Exploratory study of external technology transfer between public research institute and small, and medium-sized firms: The case of Korea. Dissertação apresentada à Faculty of the graduate school of the university of missouri-rolla, (2001).
Kitchenham, B. & Charters, S. Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering, Technical Report EBSE-2007-01, School of Computer Science and Mathematics, Keele University, (2007).
Kogut, B.; Zander, U. Knowledge of the firm, combinative capabilities, and the replication of technology. Organization Science, v.3, n.3, p.383-397, p.(1992).
Quinn, J.B.; Baruch, J.J.; Zien, K.A. Innovation explosion: using intellect and software to revolutionize growth strategies. New York: Free Press, (1997).
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

All works published in the Brazilian Journal of Production Engineering (BJPE) are licensed under Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
This means that:
Anyone can copy, distribute, display, adapt, remix, and even commercially use the content published in the journal;
Provided that due credit is given to the authors and to BJPE as the original source;
No additional permission is required for reuse, as long as the license terms are respected.
This policy complies with the principles of open access, promoting the broad dissemination of scientific knowledge.


2.png)


























































