EXPEDIÇÃO NAVEGANDO NAS ÁGUAS DO CRICARÉ
Resumo
No município de Conceição da Barra, ES, em que se pratica a pesca artesanal, segundo Martins e Doxsey (2003) é onde encontra-se a foz de um dos maiores rios que desembocam no estado, o rio Cricaré. Assim, a expedição “Navegando nas Águas do Cricaré”, fez parte dos estudos realizados no projeto “Sistema de Informações Geográficas como Ferramenta de Avaliação das Estruturas de Desembarque de Pescado e das Comunidades de Pescadores Tradicionais do Norte do Espírito Santo: desenvolvimento socioeconômico municipal”, coordenado pelo prof. Dr. Rodrigo Randow de Freitas. O estudo teve seu início na foz do rio (em Conceição da Barra) se estendendo até a ponte, depois do Sítio Histórico Porto de São Mateus. O estudo tem como objetivo realizar um levantamento batimétrico do corpo d’água do rio Cricaré, analisar e monitorar a temperatura da água, comparando profundidade-hora. Identificar os pontos de desembarque de pescado ao longo das margens e caracterizar o grau de atividade econômica, verificando também pontos de poluição, desmatamento e assoreamento na região. E ainda identificar, observar cardumes existentes em determinas coordenadas geográficas.
Downloads
Referências
Netto, R.F.; Beneditto, A.P.M.D. (2007) - Diversidade de artefatos da pesca artesanal marinha do Espírito Santo. Biotemas, 20(2):107-119. https://periodicos.ufsc.br/index.php/biotemas/article/view/20736.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Todos os trabalhos publicados na Brazilian Journal of Production Engineering (BJPE) estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à BJPE como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.


2.png)

























































