EXPEDIÇÃO NAVEGANDO NAS ÁGUAS DO CRICARÉ
Abstract
No município de Conceição da Barra, ES, em que se pratica a pesca artesanal, segundo Martins e Doxsey (2003) é onde encontra-se a foz de um dos maiores rios que desembocam no estado, o rio Cricaré. Assim, a expedição “Navegando nas Águas do Cricaré”, fez parte dos estudos realizados no projeto “Sistema de Informações Geográficas como Ferramenta de Avaliação das Estruturas de Desembarque de Pescado e das Comunidades de Pescadores Tradicionais do Norte do Espírito Santo: desenvolvimento socioeconômico municipal”, coordenado pelo prof. Dr. Rodrigo Randow de Freitas. O estudo teve seu início na foz do rio (em Conceição da Barra) se estendendo até a ponte, depois do Sítio Histórico Porto de São Mateus. O estudo tem como objetivo realizar um levantamento batimétrico do corpo d’água do rio Cricaré, analisar e monitorar a temperatura da água, comparando profundidade-hora. Identificar os pontos de desembarque de pescado ao longo das margens e caracterizar o grau de atividade econômica, verificando também pontos de poluição, desmatamento e assoreamento na região. E ainda identificar, observar cardumes existentes em determinas coordenadas geográficas.
Downloads
References
Netto, R.F.; Beneditto, A.P.M.D. (2007) - Diversidade de artefatos da pesca artesanal marinha do Espírito Santo. Biotemas, 20(2):107-119. https://periodicos.ufsc.br/index.php/biotemas/article/view/20736.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

All works published in the Brazilian Journal of Production Engineering (BJPE) are licensed under Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
This means that:
Anyone can copy, distribute, display, adapt, remix, and even commercially use the content published in the journal;
Provided that due credit is given to the authors and to BJPE as the original source;
No additional permission is required for reuse, as long as the license terms are respected.
This policy complies with the principles of open access, promoting the broad dissemination of scientific knowledge.


2.png)


























































