SÍNTESE DE BIOCOMBUSTÍVEIS A PARTIR DE DIFERENTES ÓLEOS VEGETAIS UTILIZANDO CATALISADOR HETEROGÊNEO À BASE DE NIÓBIO
Resumo
Os combustíveis derivados do petróleo têm sido a principal fonte de energia mundial, mas problemas ambientais decorrentes da queima dos combustíveis fósseis têm instigado debates sobre a matriz energética mundial com o propósito de identificar alternativas. Nesse cenário os óleos vegetais quimicamente modificados aparecem como uma excelente alternativa para a substituição dos combustíveis fósseis, uma vez que há inúmeras possibilidades reacionais, dentre essas reações, está a reação de transesterificação que resulta na produção de biodiesel. Desse modo, o objetivo deste trabalho consiste no estudo de óleos alternativos para a produção de biocombustíveis utilizando um catalisador conhecido a base de nióbio. O trabalho propõe a produção de biodiesel a partir de reação de transesterificação dos óleos de soja, crambe, girassol, palma, milho e canola em duas temperaturas reacionais. Concluímos a partir das análises dos espectros de infravermelho e cromatografia em camada delgada que a formação de biodiesel só foi possível nas temperaturas de 70ºC para todos os óleos.
Palavras-chave: biodiesel, nióbio, óleos vegetais.Downloads
Referências
CASTEL, 2012 e GAUTIÉ, 1998
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Atribuição 4.0 internacional CC BY 4.0 Deed
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho não comercialmente, contanto que eles creditem a você e licenciem suas novas criações sob os mesmos termos.