A busca pela eficiência através da terceirização de serviços
Resumo
A terceirização de serviços é assunto discutido em todo mundo em razão das suas possíveis vantagens, entre elas destaca-se a redução de custos, contudo há elementos que tornam essa sistemática mais complexa e menos determinística. Objetivo: mostrar um panorama sobre o tema terceirização de serviços no âmbito nacional e internacional assim como as oportunidades, áreas e pesquisas a serem exploradas nessas categorias. Método: O presente estudo apresenta uma análise sistemática do tema na comunidade científica utilizando os 10 artigos mais citados nas bases de dados Scielo e Web of Science como recorte de suas realidades e a partir daí apontar lacunas a serem exploradas. Resultados: Da análise qualitativa dos 20 artigos, foi possível determinar e posicionar a contribuição do Brasil com o tema em relação ao mundo; as expressões mais utilizadas; a evolução das publicações, autores, organizações e países mais destacados assim como as lacunas encontradas na amostra. Considerações finais: A terceirização de serviços é um tema pouco debatido no país mas com um grande arcabouço de discussões em nível internacional, contudo ainda há contradições acerca do tema como a visão gerencial acerca do modelo produtivo de redução de custos e a visão social que discute as consequências da terceirização na precarização das relações do trabalho e saúde do trabalhador.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Todos os trabalhos publicados na Brazilian Journal of Production Engineering (BJPE) estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à BJPE como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.


2.png)

























































