ANÁLISE DO IMPACTO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO EM UMA EMPRESA DE EXPORTAÇÃO DE MAMÃO
Resumen
No atual ambiente econômico, caracterizado por uma concorrência global e
altamente incerta, imprevisível, hostil e dinâmica (Almahamid et al. 2010), o
conhecimento passa a ser elemento fundamental e a habilidade das empresas em termos de sua produção e uso exerce papel central na competitividade (Cassiolato & Lastres, 2011; Neumann & Tomé, 2011).
Corroborando, Nonaka e Takeuchi (1995) relatam que um dos fatores
responsáveis pela competitividade das empresas japonesas, é a criação do conhecimento no âmbito dos negócios, que pode ser abordada como um processo, a partir dos conhecimentos individuais. Sendo que quando socializados, tornados externos e combinados entre si, obtém-se como resultado, uma rede de conhecimentos organizacionais.
Assim com a notável importância da gestão do conhecimento no ambiente
empresarial, este estudo busca verificar o impacto da gestão do conhecimento em uma empresa com foco na exportação de mamão papaya (Carica papaya L.), localizada no sul da Bahia.
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Referencias
Braga, K. S. (2007) - Aspectos relevantes para seleção de metodologia adequada à pesquisa social em Ciência da Informação. In: Mueller, S. P. M (org.). Métodos para pesquisa em Ciência da Informação. Brasília: Thesaurus.
Cassiolato, J. E.; Lastres, H. M. M. (2011) - Sistemas de inovação: políticas e perspectivas. Parcerias Estratégicas, v. 8, p. 237-255. Disponível em: http://www.cgee.org.br/arquivos/pe_08.pdf. Acesso em: 02 out. (2015).
Neumann, G.; Tomé, E. (2011) - The changing role of knowledge in companies: how to improve business performance through knowledge. Electronic Journal of Knowledge Management, v. 9, n. 1, p. 73-84. Disponível em: http://www.ejkm.com/volume9/issue1/p73. Acesso em: 02 out. 2015.
Nonaka, Ikujiro; Takeuchi, Hirotaka. (1995) - The knowledge-creating company: how japanese companies create the dynamics of innovation. New York: Oxford University Press.
Terra, J. C. (2001) - Gestão do conhecimento: aspectos conceituais e estudos exploratórios sobre as práticas de empresas brasileiras. In: Fleury, M. T. L.; Oliveira Jr.,M. M. (Org.). Gestão estratégica do conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competências. São Paulo: Atlas.
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