ANÁLISE DO IMPACTO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO EM UMA EMPRESA DE EXPORTAÇÃO DE MAMÃO
Abstract
No atual ambiente econômico, caracterizado por uma concorrência global e
altamente incerta, imprevisível, hostil e dinâmica (Almahamid et al. 2010), o
conhecimento passa a ser elemento fundamental e a habilidade das empresas em termos de sua produção e uso exerce papel central na competitividade (Cassiolato & Lastres, 2011; Neumann & Tomé, 2011).
Corroborando, Nonaka e Takeuchi (1995) relatam que um dos fatores
responsáveis pela competitividade das empresas japonesas, é a criação do conhecimento no âmbito dos negócios, que pode ser abordada como um processo, a partir dos conhecimentos individuais. Sendo que quando socializados, tornados externos e combinados entre si, obtém-se como resultado, uma rede de conhecimentos organizacionais.
Assim com a notável importância da gestão do conhecimento no ambiente
empresarial, este estudo busca verificar o impacto da gestão do conhecimento em uma empresa com foco na exportação de mamão papaya (Carica papaya L.), localizada no sul da Bahia.
Downloads
References
Braga, K. S. (2007) - Aspectos relevantes para seleção de metodologia adequada à pesquisa social em Ciência da Informação. In: Mueller, S. P. M (org.). Métodos para pesquisa em Ciência da Informação. Brasília: Thesaurus.
Cassiolato, J. E.; Lastres, H. M. M. (2011) - Sistemas de inovação: políticas e perspectivas. Parcerias Estratégicas, v. 8, p. 237-255. Disponível em: http://www.cgee.org.br/arquivos/pe_08.pdf. Acesso em: 02 out. (2015).
Neumann, G.; Tomé, E. (2011) - The changing role of knowledge in companies: how to improve business performance through knowledge. Electronic Journal of Knowledge Management, v. 9, n. 1, p. 73-84. Disponível em: http://www.ejkm.com/volume9/issue1/p73. Acesso em: 02 out. 2015.
Nonaka, Ikujiro; Takeuchi, Hirotaka. (1995) - The knowledge-creating company: how japanese companies create the dynamics of innovation. New York: Oxford University Press.
Terra, J. C. (2001) - Gestão do conhecimento: aspectos conceituais e estudos exploratórios sobre as práticas de empresas brasileiras. In: Fleury, M. T. L.; Oliveira Jr.,M. M. (Org.). Gestão estratégica do conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competências. São Paulo: Atlas.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

All works published in the Brazilian Journal of Production Engineering (BJPE) are licensed under Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
This means that:
Anyone can copy, distribute, display, adapt, remix, and even commercially use the content published in the journal;
Provided that due credit is given to the authors and to BJPE as the original source;
No additional permission is required for reuse, as long as the license terms are respected.
This policy complies with the principles of open access, promoting the broad dissemination of scientific knowledge.


2.png)


























































