EDUCATIONAL TECHNOLOGIES IN PANDEMIC TIMES: EXPERIENCE REPORT

EDUCATIONAL TECHNOLOGIES IN PANDEMIC TIMES: EXPERIENCE REPORT

Authors

Keywords:

Education, Distance, Coronavirus Infections, Pandemics, Educational Technology

Abstract

The outbreak of the SARS-CoV-2 virus that caused the COVID-19 pandemic put all countries in the world in an emergency and alert situation, implementing control measures, such as social isolation and unit closures, with the school environment being a space for potential transmission risk. Thus, the objective of this work is to report the experience of the members of the Group of Technological Innovations in Higher Education: contemporary challenges of Faculdade Santa Maria, regarding the use of technologies in favor of education during the COVID-19 pandemic. It is a descriptive study, narrative of the type of experience report, carried out in a private college located in the region of the upper sertão of Paraíba. The work arose in order to demonstrate the experience of using technologies in the continuity of the evaluation process of the 2020.1 and 2020.2 academic semester, which began since March 17, where all the institution's on-site activities were suspended, extending until nowadays, as well as the perception of carrying out learning assessments via remote technology. During the implementation of remote education in the institution, the group developed several activities to support teachers and students who did not have mastery of various technological tools. The use of remote classes provided benefits and challenges among the academic population, since this tool was the only way to continue the school term, however difficulties such as not having access to the internet, difficulty concentrating during classes, among other aspects.

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Author Biographies

Ankilma do Nascimento Andrade Feitosa, Faculdade Santa Maria, Cajazeiras

Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC – FMABC, Especialista em Auditoria em Serviços de Saúde – FACISA, Mestre em enfermagem – UFPB, Graduada em Enfermagem – FAZER, Licenciada em Enfermagem – UFPB, Docente da Faculdade Santa Maria, Cajazeiras, PB, Brasil.

Ingridy Michely Gadelha do Nascimento, Faculdade Santa Maria, Cajazeiras

Graduanda em Enfermagem pela Faculdade Santa Maria - (FSM), Cajazeiras, Paraíba. Faz parte do Projeto Gráfico e Diagramação da Revista Interdisciplinar em Saúde - (RIS). Atualmente é membro do grupo de pesquisa Inovações Tecnológicas no Ensino Superior: Desafios Contemporâneos e de estudos e pesquisa na área da saúde do idoso. Na atuação acadêmica foi monitora da disciplina de Fundamentos do Cuidar em Enfermagem I para o curso de Enfermagem, e participou de dois projetos de extensão da Faculdade Santa Maria. Foi palestrante em escolas de rede municipal e estadual. Ministrou minicursos sobre a construção de trabalhos científicos e manuseio da plataforma Lattes abertos ao público geral. Atuou na comissão organizadora do XVI Encontro Acadêmico do Nordeste (XII Encontro de Iniciação Científica, II Seminário do Pacto de Educação em Direitos Humanos) promovido pela FSM e na Monitoria do V Congresso Brasileiro de Urgência e Emergência promovido pela ASPEPB.

Raimunda Leite de Alencar Neta, Faculdade Santa Maria, Cajazeiras

Graduanda em Enfermagem pela Faculdade Santa Maria (FSM), Cajazeiras, Paraíba. Membro da Comissão de Escrita Científica (CEsC) da Faculdade Santa Maria; Membro do <a href=&quot;http://revistafsm.fsm.edu.br/index.php/revistainterdisciplinar/about/editorialTeam&quot; target=&quot;_blank&quot;>Projeto Gráfico e Diagramação da Revista Interdisciplinar em Saúde (RIS)</a>; e Membro da <a href=&quot;https://www.fsm.edu.br/sobre-nos/comissao-propria-de-avaliacao-cpa/&quot; target=&quot;_blank&quot;>Comissão Própria de Avaliação (CPA)</a>. Na atuação acadêmica participa do projeto de pesquisa &quot;Saúde, Gênero e Sexualidade das Pessoas Privadas de Liberdade&quot;; É membro do <a href=&quot;http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/534180&quot; target=&quot;_blank&quot;>Grupo de Inovações tecnológicas no ensino superior: desafios contemporâneos</a>. E faz parte do <a href=&quot;http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/246603&quot; target=&quot;_blank&quot;>Grupo de Estudos e Pesquisa na Área da Saúde do Idoso</a>. Atualmente é monitora da disciplina Fundamentos do Cuidar em Enfermagem I. Já atuou como colaboradora na coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Faculdade Santa Maria; Ministrou minicursos voltados para a inovação tecnológica; Foi monitora da disciplina de Imunologia Básica para os cursos de: Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia; Foi membro no projeto de extensão &quot;Qualidade de Vida no Trabalho&quot;; E participou do projeto de pesquisa &quot;Uso de Plantas Medicinais e Aromáticas ao Uso em Animais em Estudos não Clínicos&quot;. Durante participação em eventos científicos ganhou premiação a nível nacional. Atua principalmente nas seguintes áreas: Promoção da Saúde, Educação em Saúde, Imunologia, Sexo e Sexualidade e Oncologia

Matheus Tavares Alencar, Faculdade Santa Maria, Cajazeiras

Graduação em andamento em Enfermagem.  Faculdade Santa Maria de Cajazeiras, FSM, Brasil.

Mariana Machado Leite Tavares, Faculdade Santa Maria, Cajazeiras

Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (2016)

Elisangela Vilar de Assis, Faculdade Santa Maria, Cajazeiras

Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina do ABC, Mestre em Ciências da Nutrição pela Universidade Federal da Paraíba, Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva pela ASSOBRAFIR, graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário de João Pessoa. Atualmente é professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) do Centro de Formação de Professores/Campus Cajazeiras - PB. Professora da unidade curricular Anatomia Humana dos cursos de graduação em Medicina e Ciências Biológicas. Desenvolve pesquisa nas áreas das doenças crônicas não transmissíveis, doenças respiratórias e atividade física.

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Published

2020-09-28

How to Cite

Feitosa, A. do N. A. ., Nascimento, I. M. G. do ., Alencar Neta, R. L. de ., Alencar, M. T. ., Tavares, M. M. L. ., & Assis, E. V. de . (2020). EDUCATIONAL TECHNOLOGIES IN PANDEMIC TIMES: EXPERIENCE REPORT: EDUCATIONAL TECHNOLOGIES IN PANDEMIC TIMES: EXPERIENCE REPORT. Brazilian Journal of Production Engineering, 6(6), 166–172. Retrieved from https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/32539

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