UTILIZAÇÃO DA MATRIZ SWOT COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO RAMO ALIMENTÍCIO, NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS, ES.
Resumen
O setor terciário tem se mostrado cada vez mais importante na geração de renda na economia moderna, tem acelerado a competitividade doméstica e internacional, a criação de empregos e o progresso tecnológico. As atividades de comércio e serviços representam 50% dos custos de produção e cerca de 50% da geração de empregos no mundo, sendo que a importância dessas atividades para as economias em desenvolvimento vem se intensificando (CNC – Confederação Nacional do Comércio; SEBRAE, 2008). As empresas devem traçar bons objetivos e conhecer a área de negócios na qual estão inseridas, para que alcancem um desempenho superior diante da atual concorrência do mercado.
Desse modo, este trabalho visa observar as forças e fraquezas, ameaças e oportunidades de uma empresa do ramo alimentício, utilizando a análise SWOT, que, para Martins (2006), é uma das práticas mais comuns nas empresas voltadas para o pensamento estratégico e marketing. Tendo assim, o intuito de traçar um planejamento estratégico para a empresa a fim de otimizar seu desempenho no mercado.
Descargas
Referencias
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E
TURISMO. (2008). A competitividade nos setores de comércio, de serviços e do turismo no Brasil: perspectivas até 2015. Brasília: CNC; SEBRAE, 120 p. Martins, L. (2006). Marketing: Como se tornar um profissional de sucesso. 1. ed. São Paulo:
Digerati Books.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.

Todas las obras publicadas en la Revista Brasileña de Ingeniería de Producción (BJPE) están bajo la licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esto significa que:
Cualquier persona puede copiar, distribuir, exhibir, adaptar, remezclar e incluso utilizar comercialmente el contenido publicado en la revista;
Siempre que se reconozca debidamente a los autores y a BJPE como fuente original;
No se requiere permiso adicional para la reutilización, siempre que se respeten los términos de la licencia.
Esta política cumple con los principios de acceso abierto, promoviendo la amplia difusión del conocimiento científico.


2.png)


























































