UTILIZAÇÃO DA MATRIZ SWOT COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO RAMO ALIMENTÍCIO, NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS, ES.
Resumo
O setor terciário tem se mostrado cada vez mais importante na geração de renda na economia moderna, tem acelerado a competitividade doméstica e internacional, a criação de empregos e o progresso tecnológico. As atividades de comércio e serviços representam 50% dos custos de produção e cerca de 50% da geração de empregos no mundo, sendo que a importância dessas atividades para as economias em desenvolvimento vem se intensificando (CNC – Confederação Nacional do Comércio; SEBRAE, 2008). As empresas devem traçar bons objetivos e conhecer a área de negócios na qual estão inseridas, para que alcancem um desempenho superior diante da atual concorrência do mercado.
Desse modo, este trabalho visa observar as forças e fraquezas, ameaças e oportunidades de uma empresa do ramo alimentício, utilizando a análise SWOT, que, para Martins (2006), é uma das práticas mais comuns nas empresas voltadas para o pensamento estratégico e marketing. Tendo assim, o intuito de traçar um planejamento estratégico para a empresa a fim de otimizar seu desempenho no mercado.
Downloads
Referências
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E
TURISMO. (2008). A competitividade nos setores de comércio, de serviços e do turismo no Brasil: perspectivas até 2015. Brasília: CNC; SEBRAE, 120 p. Martins, L. (2006). Marketing: Como se tornar um profissional de sucesso. 1. ed. São Paulo:
Digerati Books.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Todos os trabalhos publicados na Brazilian Journal of Production Engineering (BJPE) estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à BJPE como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.


2.png)

























































