UTILIZAÇÃO AMBIENTADA DA METODOLOGIA FMEA E BPMN PARA ELABORAÇÃO DE MELHORIAS NO SERVIÇO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO SETOR DE FOOD SERVICE
Resumen
A qualidade intrínseca aos produtos e serviços de uma organização é a premissa para que estas continuem competitivas no mercado. É necessário que os produtos e serviços comercializados tenham, não só, a qualidade exigida pelos clientes, como também, um custo mínimo para as organizações. Com isto a cada dia a disseminação de metodologias para gestão da qualidade é mais impulsionada, uma dessas metodologias é a FMEA, que é utilizada de maneira objetiva para identificar riscos potencias no produto, processo ou serviço, assim como outros métodos, esse também possibilita o uso eficiente de outros métodos que incorporam mais benefícios aos resultados almejados, diante disto foi aplicado junto à FMEA a metodologia Business Process Model and Notation (BPMN), de forma que foi possível analisar problemáticas e modelar possíveis melhorias. O presente estudo visa utilizar duas metodologias, a FMEA com uma abordagem proativa, utilizando o Gráfico de Áreas, para fazer uma análise e interpretação dos riscos no macroprocesso, e a Business Process Model and Notation (BPMN) para modelar um novo fluxo de atividades em uma fábrica de alimentos no interior pernambucano, a qual está inserida no ramo do “food service”.
Descargas
Referencias
ABPMP Brasil. GUIA PARA O GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO CORPO COMUM DE CONHECIMENTO ABPMP BPM CBOK V3.0. 1. Ed. 2013. Brasil: Association of Business Process Management Professionals. Disponível em: http://www.abpmp-br.org/bpm-cbok-v3-0/.
AGUIAR. C. D. MODELO CONCEITUAL PARA A APLICAÇÃO DE FMEA DE PROCESSO NA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA. 136 páginas. Tese apresentada à Faculdade de Engenharia do Campus de Guaratinguetá, Universidade Estadual Paulista, para a obtenção do título de Doutor em Engenharia Mecânica na área de Gestão e Otimização. Guaratinguetá, 2016.
ARAUJO, Luis César G. de. ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS E AS TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL: ARQUITETURA ORGANIZACIONAL, BENCHMARKING, EMPOWERMENT, GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL, REENGENHARIA. 5. ed. rev. e atual. São Paulo: Atlas. 2011. 328
CABRAL, A. GIOMO, C. R. GERENCIAMENTO DO PROCESSO PRODUTIVO II – USO DO SOFTWARE LIVRE BIZAGI. Disponível em: http://maua.br/files/artigos/artigo-gerenciamento-do-processo-produtivo-ii-o-uso-do-software-live-bizagi.pdf. Acesso em 3 de mai de 2017.
CARVALHO, M. C. de; PALADINI, E. P. GESTÃO DA QUALIDADE: TEORIA E CASOS. 2. Ed - Rio de Janeiro: Elsevier: ABEPRO, 2012.
DAVENPORT, THOMAS H. REENGENHARIA DE PROCESSOS. Rio de Janeiro: Campus, 1994.
FERNANDES, J. M. R.; REBELATO, M. G. PROPOSTA DE UM MÉTODO PARA INTEGRAÇÃO ENTRE QFD E FMEA. Em: GESTÃO PRODUÇÃO ONLINE, 2006, Curitiba. Anais eletrônicos. Curitiba, 13, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104530X2006000200007>. Acesso em: 28 de abr. 2017.
FREITAS, A. L. P. F. A QUALIDADE EM SERVIÇOS NO CONTEXTO DA COMPETITIVIDADE. Em: REVISTA PRODUÇÃO ONLINE, 5, 2005, Florianópolis. Anais eletrônicos. Florianópolis: Associação Brasileira de Engenharia de Produção, 2005. Disponível em: <http://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/321/418 >. Acesso em: 28 de abr. 2017.
GONÇALVES, José E. Lima. AS EMPRESAS SÃO GRANDES COLEÇÕES DE PROCESSOS. SÃO PAULO: REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS, Jan./Mar. 2000, v. 40, p. 6-19.
HERMOSILLA, J.L.G. et al. DIFERENÇAS NAS PERCEPÇÕES DE QUALIDADE EM SERVIÇOS: UM ESTUDO DE CASO. Em: XXII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2002, Curitiba. Anais eletrônicos. Curitiba: Associação Brasileira de Engenharia de Produção, 2002. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2002_TR26_1044.pdf >. Acesso em: 29 de abr. 2017.
KARDEC, A.; NASCIF, J. MANUTENÇÃO - FUNÇÃO ESTRRATÉGICA. 4. Ed. – Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 2013, 440p.
OMG. Business Process Model & Notation (BPMN). Disponível em: http://www.omg.org/bpmn/. Acesso em 2 de mai de 2017.
PALADY, P. FMEA: ANALISE DE MODOS DE FALHAS E EFEITOS – PROVENDO E PREVENINDO PROBLEMAS ANTES QUE OCORRAM. 4. Ed. – São Paulo: IMAM, 2007.
PARREIRAS, P. MODELAGEM DE PROCESSO DE NEGOCIOS: O QUE É, E PARA QUE SERVE. Disponível em: http://fluxoconsultoria.poli.ufrj.br/blog/gestao-empresarial/modelagem-de-processos-de-negocios/. Acesso em 3 de mai de 2017.
SANTOS, J. G. dos. Proposta de Melhoria do Processo de Contratação de Serviços de TI e da Gestão dos Contratos na Administração Pública Federal. Disponível em: http://revistaeixo.ifb.edu.br/index.php/RevistaEixo/article/view/106/48. Acesso em 2 de mai de 2017.
VIEIRA, M. F. GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. São Paulo: Campus, 2006.
Yin R. ESTUDO DE CASO: PLANEJAMENTO E MÉTODOS. 2. Ed - Porto Alegre: Bookman; 2001.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.

Todas las obras publicadas en la Revista Brasileña de Ingeniería de Producción (BJPE) están bajo la licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esto significa que:
Cualquier persona puede copiar, distribuir, exhibir, adaptar, remezclar e incluso utilizar comercialmente el contenido publicado en la revista;
Siempre que se reconozca debidamente a los autores y a BJPE como fuente original;
No se requiere permiso adicional para la reutilización, siempre que se respeten los términos de la licencia.
Esta política cumple con los principios de acceso abierto, promoviendo la amplia difusión del conocimiento científico.


2.png)


























































