MAPEAMENTO DE HINTERLANDS PORTUÁRIAS PARA DIFERENTES TIPOS DE CARGAS: CONGRUÊNCIA DE DADOS EM FONTES ABERTAS
Abstract
No ambiente contemporâneo competitivo dos portos, o principal determinante em termos de concorrência portuária, é a capacidade de integração da cadeia de transporte marítimo às áreas ou zonas de influências do porto (hinterlands). Essa integração porto-hinterland, desempenha um papel cada vez mais importante na formação de soluções para cadeia de suprimentos, afetando diretamente a competitividade do porto. Por esse motivo, para melhor gerenciar essa competitividade e, prover um posicionamento apropriado frente ao mercado, é necessário que o porto conheça suas delimitações. O ponto chave apresentado neste artigo é uma abordagem metodológica que delimita as hinterlands locais de um porto. Considerando que a concorrência entre os portos será cada vez mais realizada em terra, este trabalho contribui para o desenvolvimento portuário e regional, por permitir e fomentar análises para realização de prospecções e abertura de novos mercados.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

All works published in the Brazilian Journal of Production Engineering (BJPE) are licensed under Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
This means that:
Anyone can copy, distribute, display, adapt, remix, and even commercially use the content published in the journal;
Provided that due credit is given to the authors and to BJPE as the original source;
No additional permission is required for reuse, as long as the license terms are respected.
This policy complies with the principles of open access, promoting the broad dissemination of scientific knowledge.


2.png)


























































