Aplicação do programa 5s em um depósito de material de construção civil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v10i2.44234

Palavras-chave:

Programa 5s, Qualidade, Depósito de materiais de construção civil, Serraria.

Resumo

O programa 5s é uma ferramenta que busca racionalizar os recursos e reorganizar o ambiente de trabalho propiciando em melhorias assegurando a prática da gestão da qualidade. E este trabalho é resultado de um estudo desenvolvido na venda e produção de um depósito de materiais de construção civil e seus objetivos resumem em sua implantação. Foram aplicados questionários e entrevistas estruturadas para identificar as principais falhas que causam a má organização do ambiente de trabalho, e posteriormente, foi realizado o plano de ação utilizando a metodologia PDCA para a implantação do 5s nos departamentos da loja, estoque e fabricação no setor da serraria. Os resultados obtidos após aplicação foram bem expressivos mostrando que a organização no ambiente de trabalho melhorou significativamente, trazendo uma maior participação, disciplina e comprometimentos dos funcionários com a empresa. Comprovou-se, assim, a importância da aplicação de ferramentas da qualidade que visam melhoria continua como estratégia de crescimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Messias Camilo do Carmo Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)

Bacharel em Engenharia de Produção. Possui ensino medio segundo graupela Escola Estadual Frei Inocencio (2011). Atualmente é Diretor de Projetos do Instituto Federal Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia Econômica.

Tatielle Menolli Longhini, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)

Docente, desde 2016, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), atuando em projetos de ensino, pesquisa e extensão voltados para capacitação em gestão e práticas de inovação e empreendedorismo, conectando instituições públicas e privadas e iniciativas políticas locais, bem como em cargos de gestão, como nas coordenações do Setor de Extensão, de Comunicação, de Ambientes de Inovação/Laboratórios de Prototipagem e de Curso de Graduação. Doutoranda em Engenharia de Produção (desde 2022) e Mestre em Administração (2017), ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bacharel em Engenharia de Produção (2013) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Profissional atuante em temas sobre inovação e empreendedorismo, ciências de dados e grandes áreas da engenharia de produção e administração, sendo também revisora e pesquisadora de periódicos nacionais e internacionais. 

Referências

Ballestero-Alvarez, M. E. (2012). Gestão de qualidade, produção e operações. 2 ed. São Paulo: Atlas.

Barros, E. & Bonafini, F. C. (2015). Ferramentas da qualidade. São Paulo: Pearson.

Camargo, W. (2011). Controle de qualidade total. Curitiba: IFMG Paraná Educação a distância.

Campos, R., Oliveira, L. C. Q., Silvestre, B. S. S., & Ferreira, A. S. (2005). A Ferramenta 5s e suas Implicações na Gestão da Qualidade Total.

Campos, V. F. (2014); TQC: Controle da qualidade total (no estilo japonês). 9 ed., Nova Lima: Falconi.

Crosby, P. B. (1986). Qualidade – falando sério. São Paulo: Mc Graw-Hill.

Deming, W. E. (1990). Qualidade: a revolução da administração. Rio de Janeiro: Marques Saraiva.

Diehl, A. A. & Tatim, D. C. (2004). Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Pearson Pretentice Hall.

Fonseca, C. V. R. (2004). A viabilidade de implantação da ferramenta “5s” em uma distribuidora de alimentos: Um estudo de caso na Deycon Comércio e Representações LTDA. São José.

Gil, A. C. (2007). Como elaborar projetos de pesquisas. 4. ed. São Paulo: Atlas.

Gozzi, M. P. (2015). Gestão da qualidade em bens e serviços. São Paulo: Pearson.

Ishikawa, K. (1993). Controle de qualidade total: à maneira japonesa. Rio de Janeiro: Campus.

Juran, J. M. (1990). Qualidade desde o projeto: novos passos para o planejamento da qualidade em produtos e serviços. São Paulo: Pioneira.

Kardec, A. & Nascif, J. (2013). Manutenção: Função Estratégica. 4. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark.

Klippel, S. R. (2014). Sistemas Organizacionais. Curitiba: Intersaberes.

Lapa, R. P. (1998). Praticando os 5 sensos. Rio de Janeiro: Qualitymark.

Lélis, E. C. (2012). Gestão da Qualidade. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Llates, M. V. (2011). OSM: Uma visão contemporânea. São Paulo: Pearson.

Mello, C. H. P., et al. (2009). ISO 9001: 2008 Sistema de gestão de qualidade para operações de produção e serviços. São Paulo: Atlas.

Moreira, M. S. (2004). Programa 5s e você: muito além das aparências. Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviços.

Moreira, M. S. (2004). Programa 5s e você: muito além das aparências. Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviços.

Oliveira, J. C. N., Oliveira, O. J., & Maekawa, R. T. (2010). Um estudo sobre os benefícios e dificuldades da implantação e utilização de ferramentas e programas da qualidade em empresas certificadas ISO 9001 do Brasil. ENEGEP: São Paulo.

Paludo, A. V. (2010). Administração Pública, teoria e mais de 500 questões. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

Portal Planalto. Setor da construção civil aposta em crescimento e geração de empregos com mudanças no MCMV. Recuperado de http://www2.planalto.gov.br/acompanhe-planalto/noticias/2017/02/setor-da-construcao-civil-aposta-em-crescimento-e-geracao-de-empregos-com-mudancas-no-mcmv

Vargas, A. B. O. (2012). Qualidade 5s e competitividade sob o enfoque dos recursos humanos. Pindamonhangaba.

Publicado

10.06.2024

Como Citar

Carmo Neto, M. C. do, & Longhini, T. M. (2024). Aplicação do programa 5s em um depósito de material de construção civil. Brazilian Journal of Production Engineering, 10(2), 358–388. https://doi.org/10.47456/bjpe.v10i2.44234

Edição

Seção

ENGENHARIA DA QUALIDADE