Monumentos, Memórias e Resistências

Autores

Palavras-chave:

Monumento, Memória, Resistência, História

Resumo

Os monumentos são obras "vivas" e atemporais, compõem a estrutura física das cidades e traduzem, esteticamente, detalhes da sociedade. A transmissão de valores entre sociedades é de alguma forma objetivo dos monumentos, ligação entre passado e presente. Trata-se de um guardião memorial.  Atos de violência contra monumentos na perspectiva de cancelamento da memória histórico coletiva e social, ao contrário do objetivo, só os revigoram. A destruição do objeto, não apaga fatos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabíola Fraga Nunes, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo, Mestranda do Programa de pós graduação da Universidade Federal do Espírito Santo, pesquisadora em Artes (LEENA/UFES), Professora da Educação Básica do Município de Vitória do Espírito Santo, bolsista pela FAPE

Giuliano de Miranda, Faculdade Venda Nova do Imigrante

Graduado em Pedagogia pela Faculdade Leonardo Da Vinci(Uniasselvi),Graduado em História pela Faculdade Venda Nova do Imigrante(Faveni). Pós Graduado em EJA pela Faculdade Brasileira Cristã(Fabra)

Jaqueline Torquatro de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo

Bacharela em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Espírito Santo, Estudante de pós Graduação em Artes/Mestrado UFES

Jovani Dala Bernardina, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Artes Plástica pela Universidade Federal do Espírito Santo, estudante de Pós Graduação/Mestrado em Artes Universidade Federal do Espírito Santo.

 

Iasmim Dala Bernardina Rodrigues, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo, Pós Graduação em Produção Cultutal Arte Entretenimento pelo Instituto Facuvix grupo Uniminas.

Aparecido José Cirillo, Universidade Federal do Espírito Santo

José Cirillo é artista e professor permanente no Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo. Possui pós-doutorado em Artes (Universidade de Lisboa), doutorado em Semiótica (PUC–SP) e mestrado em Educação (UFES). Coordena o Laboratório de Extensão e Pesquisa em Artes (LEENA/UFES). Realiza projetos e pesquisas com financiamento da CAPES, CNPQ e FAPES

Referências

CIRILLO, José. De Viriato aos Combatentes de 81 Ultramar: revisitando a figura do herói na arte pública de Viseu (Portugal) e um breve contraponto com a arte pública de Vitória (Brasil). In: Rui Macário Ribeiro; Luís Belo. (Org.). Neo-Topografia Gráfica e Descritiva de Monumentos e Memoriais Viseenses (uma seleção inicial). 1ed.Viseu, Portugal: Memória Comum - Associação | Projecto Património, 2020, v. p. 81-94.

MENESES, José Newton Coelho. História e Turismo Cultural, Belo Horizonte, Editora Autêntica, 2004.

POLLAK, Michael. La Gestão de I’indicible, Actes de la recherche en sciencies sociales, ISSN 0335-5322, n° 62, 1986(Ejemplar dedicado a: L’illusion biographique), págs. 30-53.

POLLAK, Michael. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 2, n. 3, 1989, p. 3-15.

SOUZA, Vitor de. O que vale uma estátua? Memória e descolonização mental em Moçambique. Disponível em: http://www.buala.org (acesso em 01 fevereiro de 2022)

Downloads

Publicado

09-08-2023

Como Citar

Nunes, F. F., Miranda, G. de, Oliveira, J. T. de, Dala Bernardina, J., Rodrigues, I. D. B., & Cirillo, A. J. (2023). Monumentos, Memórias e Resistências. Revista Do Colóquio, 12(21), 100–112. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/40953

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)