Pensamento analógico medieval e desvio para o intangível no Beatus de Facundus

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Palavras-chave:

pensamento analógico medieval, Beatus de Facundus, imago

Resumo

Este artigo examina o pensamento analógico medieval, explorado por Hilário Franco Júnior, e sua relação com a representação imagética no manuscrito Beatus de Facundus. Concentra-se na ideia de desvio para o intangível para compreender como as imagens medievais, especialmente no contexto do Apocalipse, operam entre o visível e o invisível. O Beatus de Facundus, um comentário ilustrado ao Apocalipse, combina textos e imagens que transcendem a noção mais restrita de ilustração, propondo uma exegese visual e textual das Escrituras. Discute-se, aqui, como a analogia, essencial ao pensamento medieval, cria vínculos entre o mundo material e o espiritual através do uso de elementos conhecidos para aludir a mistérios divinos. Conclui-se que o manuscrito medieval não apenas ilustra, mas dialoga com os textos sagrados, tornando-se uma imago que revela significados ocultos através do desvio e da analogia, reforçando a importância da relação entre o tangível e o intangível na teologia cristã medieval.

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Biografia do Autor

Fabiana Pedroni, IA-UNESP

Doutoranda em Artes pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (IA-UNESP), mestra em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

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Publicado

15-06-2022

Como Citar

Pedroni, F. (2022). Pensamento analógico medieval e desvio para o intangível no Beatus de Facundus. Revista Do Colóquio, 12(20.2), 110–123. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/46538