Chico Buarque e o “Apesar de você” de ontem e de hoje
Mots-clés :
Direitos Humanos, Democracia, Música, Chico Buarque, Engajamento SocialRésumé
As considerações levantadas neste trabalho referem-se à canção “Apesar de você “de Chico Buarque de Hollanda e suas relações com a música de protesto em prol da causa democrática, para a conquista e estabelecimento de Direitos humanos em uma abordagem histórica, política e social. Nesse sentido toma-se particularmente a canção buarqueana “Apesar de você” para análise da importância artística e cultural de uma canção que mesmo após mais de meio século de seu lançamento ainda contribui com a luta dos valores sociais, políticos e suas imbricações
Téléchargements
Références
AGUIAR, Miriam Bevilacqua. Tempo e Artista: Chico Buarque, avaliador da nossa cotidianidade. 2014, p. 138. Tese (doutorado). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – USP.
BRASIL. Secretaria de Comunicação Social. Manual de redação: Agência Senado, Jornal do Senado. Brasília: Senado Federal, 2001. Fonte: Agência Senado- https://www12.senado.leg.br/noticias/especiais/arquivo-s/em-68-senado-reage-a-morte-de-estudante/episodio-no-calabouco-no-rio-inflama-manifestacoes-de-rua . Acesso em 06 ev.2023
___. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. DF: Presidência da República, 2016. Disponível em: https://www4.planalto.gov.br/legislacao/portal-legis/legislacao-historica/atos-institucionais
CAMPOS, Augusto.Música popular de vanguarda (Balanço da Bossa). São Paulo: Perspectiva, 1968.
CARLOS Brilhante Ustra (Major Tibiriçá). Disponível em: https://memoriasdaditadura.org.br/biografias-da-ditadura/ustra/. Acesso em 10 nov.2022
CEDEM, Centro de Documentação e Memória da UNESP. DOI-CODI foi instrumento para garantir ditadura civil-militar: Entidades de direitos humanos reivindicam sede de São Paulo para um centro de memória. 2018. Disponível em: https://www.cedem.unesp.br/#!/noticia/272/doi-codi-foi-instrumento-para-garantir-ditadura-civil-militar/. Acesso em: 04/03/2023.
DE OLIVEIRA, Adriano Dantas. A repressão das paixões: análise retórico-discursiva da canção buarqueana “Apesar de você”. In: CUNHA, C.L.; PIRIS, E.L.; CARLOS, J.T. (Orgs.). Abordagens metodológicas em estudos discursivos. São Paulo: Editora Paulistana, , p. 30-44, 2010.
FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2009, p.408
FILHO, William Helal. Não sou um compositor de protesto: Uma entrevista da época da ditadura com Chico Buarque, que faz 75 anos hoje. 19 jun. 2019. : Disponível em: https://blogs.oglobo.globo.com/blog-do-acervo/post/nao-sou-um-compositor-de-protesto-uma-entrevista-da-epoca-da-ditadura-com-chico-buarque-que-faz-75-anos-hoje.html. Acesso em 05 mar. 2022
MEMORIAL da Resistência, 10 anos: presente! São Paulo: Memorial da Resistência de São Paulo. Martín-Baró, Ignácio. (1998). http://memorialdaresistenciasp.org.br/lugares/destacamento-de-operacoes-internas-do-centro-de-operacoes-para-a-defesa-interna-doi-codi-sp/. Acesso: 04 mar. 2023
MORATELLI, Valmir. A bizarra decisão judicial contra Chico Buarque. 30 nov. 2022. Disponível em: https://veja.abril.com.br/coluna/veja-gente/a-bizarra-decisao-judicial-contra-chico-buarque/. Acesso em: 06 mar. 2023.
PORTELA, Júlia. O que era Comando de Caça aos Comunistas, sigla pichada na sede do PDT. 30 ago. 2021. Disponível em: https://www.metropoles.com/brasil/o-que-era-comando-de-caca-aos-comunistas-sigla-pichada-na-sede-do-pdt. Acesso em: 07 mar.2023
ROSELL, M. R. O projeto frustrado de Apesar de Você: A canção de Chico Buarque e o processo de redemocratização brasileiro. Epígrafe, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 117-130, 2014. DOI: 10.11606/issn.2318-8855.v1i1p117-130. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/epigrafe/article/view/79668. Acesso em: 2 ago. 2023.
SGANZERLA, R. B. O PAPEL DOS ATOS INSTITUCIONAIS NA PRIVAÇÃO DE GARANTIAS FUNDAMENTAIS DURANTE O PERÍODO DE DITADURA MILITAR NO BRASIL. Anais do Congresso Brasileiro de Processo Coletivo e Cidadania, [S. l.], n. 3, p. 297–304, 2016. Disponível em: https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/502. Acesso em: 2 ago. 2023.
SOULAGES, François. Estética e método. Ars, São Paulo, ano 2, n.4, p. 19-41, 2004.
SOUZA, Jessé. A radiografia do golpe. Rio de Janeiro: LeYa, 2016.
VAZ, Gil Nuno. O Campo Sistêmico da Canção. Opus, n. 7, Curitiba, 2000. Disponível em: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/ opus/article/ viewFile/98/80. Acesso em 02/01/2023
ZAN, José Roberto. Música Popular Brasileira, Indústria Cultural e Identidade. EccoS Revista Científica, vol. 3, núm. 1, junho, 2001, pp. 105-122.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Karina Ribeiro 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Les auteurs des œuvres soumises à Revista do Colóquio autorisent leur publication sur des supports physiques et électroniques, uniquement à des fins académiques, et peuvent être reproduites à condition de citer la source. Ils attestent de leur originalité, de leur paternité et de leur originalité.