Arte do arquivo, objetos fotográficos e poéticas visuais

Autores

  • Rubens Venâncio Universidade Regional do Cariri

Palavras-chave:

fotografia, álbum de família, memória

Resumo

O presente ensaio visual parte da obra “gicélia, socorro, valderez”, concebida como uma investigação artística/visual/conceitual em torno da ancestralidade, do esquecimento e da memória, e tem como ponto de partida o álbum de fotografias de minha família e experiências visuais em cianotipia. O trabalho é constituída por uma série de imagens produzidas a partir do processo da cianotipia, objetos familiares, o diário de Valderez e o filme “Um cotidiano perdido no tempo” (Nirton Venâncio, 1988), sobre a vida dessas mulheres no interior do Ceará – em sua finalização o trabalho será concretizado enquanto instalação e publicação de artista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubens Venâncio, Universidade Regional do Cariri

Sou fotógrafo e professor do curso de Artes Visuais da Universidade Regional do Cariri - URCA. Tenho graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado em Sociologia pela UFC e doutor​ em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Dedico-me à realização de trabalhos autorais\práticas artísticas voltados para as manifestações poéticas da memória por meio da imagem, principalmente a fotografia, onde investigo arquivos, narrativas orais, ruína, ancestralidade, álbum de família. Realizo eventos, curadoria e ações de formação (no âmbito do ensino, pesquisa e extensão). Tenho experiência na área de fotografia, teoria da imagem, processos fotográficos antigos, antropologia. Coordeno o grupo de pesquisa/produção/intercâmbio "uaná - fotografia, pesquisa, poéticas" (URCA-CNPq), estou editando o livro "iminências" e faço parte da direção do FotoKariri - Festival de Fotografia.

Downloads

Publicado

30-12-2020

Como Citar

Venâncio, R. (2020). Arte do arquivo, objetos fotográficos e poéticas visuais. Revista Do Colóquio, 1(19), 169–179. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/33020