Do vívido ao apagamento
a cor em “Índios do Brasil” de Vitor Nogueira
Palavras-chave:
fotografia, processos de revelação, cor, deterioração de obra de arteResumo
O presente texto trata-se de um relato de experiência do trabalho desenvolvido, desde 2022, no Núcleo de Conservação e Restauração da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem por hora, o objetivo de apresentar resultados preliminares das pesquisas e análises executadas quando a intervenções em fotografias coloridas de grande formato, discorrendo aqui sobre o caso de estudo dos remanescentes da série “Índios do Brasil”, exposta parcialmente na Universidade supracitada em 1995. De autoria do fotógrafo/ artista Vitor Nogueira, a reflexão quanto ao produzido e seu atual estado de conservação permitem uma avaliação técnica e poética em relação ao uso da cor.
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Referências
DIDI-HUBERMAN, Georges. Remontar, remontagem (do tempo). Cadernos de Leituras, Belo Horizonte, n.47, p.1-7, jul. 2016.
NAS trilhas de Lévy-Strauss. A Gazeta, Vitória, 16 jul. 1995. Caderno Dois.
VITOR NOGUEIRA. Índios do Brasil. Disponível em: http://www.vitornogueira.com/index.php?option=com_content&view=article&id=29&Itemid=2. Acesso em: 25 set. 2023.
VITOR NOGUEIRA. [Entrevista cedida a] autores. Vitória - ES, 09 nov. 2023. Entrevista concedida para fins de pesquisa.
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