Processos de desencastelamento patrimonial
Possíveis biografias do Palacete Nhonhô
Palavras-chave:
Documentario experimental, Arquitetura, NhonhoResumo
O presente artigo tem como intuito analisar e discutir o documentário experimental Nhonhô (2020) dos artistas visuais Giselle Beiguelman e Ilê Sartuzi. No decorrer das investigações, buscamos entender as motivações que influenciaram o levantamento de documentações e imagens fotográficas de arquivo e, por conseguinte, as instâncias convocadas ao realizar uma releitura da história e da estrutura arquitetônica do casarão de um dos mais empoderados cafeicultores de São Paulo, Nhonhô Magalhães. Merece destaque o impacto sensível que a mesma é capaz de promover no espectador enquanto caráter denunciador da realidade sócio-política brasileira, em que o pensamento colonial ainda se encontra em voga nos dias atuais e o trato cultural é relegado ao seu desmantelamento.
Downloads
Referências
BEIGUELMAN, Giselle; SARTUZI, Ilê. Pollyana Quintella conversa com os artistas Giselle Beiguelman e Ilê Sartuzi: depoimento [2021]. Entrevista concedida ao VideoBrasil. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ATaWlm6mGtE&t=2242s>. Acesso em 8 jan 2022.
BENJAMIN, Walter. Infância em Berlin por volta de 1900. Obras escolhidas II. Rua de mão única. Trad. Rubens Rodrigues Torres Filho e José Carlos Martins Barbosa. São Paulo: Brasiliense, 1995. p. 71-142
BHABHA, Homi K. A questão do “outro”: diferença, discriminação e o discurso do colonialismo. In: Heloisa Buarque de Hollanda (org.). Pós-modernismo e política. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1991, p. 178-203.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2010.
FARKAS, Solange. Texto curatorial. Disponível em: < http://www.desvirtual.com/portfolio/nhonho-de-giselle-beiguelman-e-ile-sartuzi/>. Acesso em 22 mar 2022.
FERRAZ, Marcos Grinspum. Giselle Beiguelman e Ilê Sartuzi: muito além da história de um casarão. Revista ARTE!Brasileiros. Disponível em: < https://artebrasileiros.com.br/arte/exposicoes/muito-alem-da-historia-de-um-casarao/>. Acesso em: 17 fev 2022.
MORAES, Carolina. Palacete reconstruído artificialmente mostra como o poder se atualiza no Brasil. Folha de São Paulo. Disponível em: < https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2021/03/palacete-reconstruido-artificialmente-mostra-como-o-poder-se-atualiza-no-brasil.shtml?aff_source=56d95533a8284936a374e3a6da3d7996>. Acesso em: 19 fev 2022.
NANCY, Jean-Luc. O vestígio da arte. In: Sphéfane Huchet (org.). Fragmentos de uma teoria da arte. São Paulo: EDUSP, 2012, p. 289-306.
NHONHÔ. Direção de Giselle Beiguelman e Ilê Sartuzi. São Paulo, 2020. 09min46seg. Disponível em: <http://www.desvirtual.com/portfolio/nhonho-de-giselle-beiguelman-e-ile-sartuzi/>. Acesso em 16 jan 2022.
O´DOHERTY, Brian. No interior do cubo branco: a ideologia do Espaço da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
SÃO PAULO, Projeto de lei n 423, 27 de junho de 2005. Dispõe sobre a denominação de “Carlos Leoncio de Magalhães – “Nhonhô Magalhães” ao viaduto sobre a Rodovia Washington Luís, no Km 287. Disponível em: <http://www.al.sp.gov.br/spl/2005/06/Propositura/5734431_579509_propositura_Projetodelei_579509.doc>. Acesso em 10 fev 2022.
SCHWARZ, Roberto. As ideias fora do lugar. Ao vencedor as batatas. São Paulo: Editora 34, 1922.
___, Ao vencedor as batatas: forma literária e processo
social nos inícios do romance brasileiro. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2000.
p. (Coleção Espírito Crítico)
SEGATO, Rita. Aníbal Quijano e a perspectiva da colonialidade do poder. Crítica da colonialidade em oito ensaios e uma antropoligia por demanda. Tradução de Danú Gontijo e Danielli Jatobá. Rio de Janeiro: Bazar do tempo, 2021.
SERPENT RAIN. Direção de Arjuna Nelman e Denise Ferreira da Silva, 2016. 30min. Disponível em:< https://ehcho.org/conteudo/serpent-rain>. Acesso em 12 fev 2022.
ZANFER, Gustavo. Documentário conta a história de São Paulo através de casarão histórico. Jornal USP. Disponível em: <https://jornal.usp.br/atualidades/documentario-conta-a-historia-de-sao-paulo-atraves-de-casarao-historico/>. Acesso em: 19 fev 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lília Márcia de Sousa Pessanha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista do Colóquio autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.