Cordel, riso e crítica social: contribuições para o ensino de literatura
DOI:
https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.32745Abstract
RESUMO: O presente artigo tem como foco de abordagem uma discussão sobre as contribuições que o humor e a literatura de cordel podem trazer para o ensino de literatura e leitura literária. Para isso, comentamos o relato e a reflexão acerca de uma experiência de leitura compartilhada, realizada em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública no interior de Pernambuco, com o cordel Proezas de João Grilo, de João Ferreira de Lima e João Martins de Athayde. A partir da análise dos dados, foi possível constatar a ideia de que o humor, enquanto forte presença na literatura, contribui para aproximar o aluno do texto e possibilita o cultivo do gosto pela leitura.
Palavras-chave: Ensino de Literatura. Humor. Crítica Social. Literatura de Cordel.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Thaísa Rochelle Pereira Martins, Naelza de Araújo Wanderley
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.