Cordel, riso e crítica social: contribuições para o ensino de literatura
DOI:
https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.32745Resumen
RESUMO: O presente artigo tem como foco de abordagem uma discussão sobre as contribuições que o humor e a literatura de cordel podem trazer para o ensino de literatura e leitura literária. Para isso, comentamos o relato e a reflexão acerca de uma experiência de leitura compartilhada, realizada em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública no interior de Pernambuco, com o cordel Proezas de João Grilo, de João Ferreira de Lima e João Martins de Athayde. A partir da análise dos dados, foi possível constatar a ideia de que o humor, enquanto forte presença na literatura, contribui para aproximar o aluno do texto e possibilita o cultivo do gosto pela leitura.
Palavras-chave: Ensino de Literatura. Humor. Crítica Social. Literatura de Cordel.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Thaísa Rochelle Pereira Martins, Naelza de Araújo Wanderley
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.