A literatura indígena na educação básica: reflexões e proposta didática

Indigenous literature in basic education: reflections and teaching proposal

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47456/contexto.v1i45.43635

Abstract

A literatura indígena é uma ferramenta para compreender aspectos culturais e históricos do Brasil, pois através dela podemos conhecer mais sobre a língua, os costumes e a organização dos povos originários, além de funcionar como um espaço emancipatório dos discursos estigmatizantes eurocêntricos. Diante disso, este artigo objetiva mostrar a importância da literatura indígena para discussões sociais na educação básica e apresentar um meio, a partir da Lei de Diretrizes e Bases, para introduzir essa literatura na realidade da sala de aula. Primeiro, realizou-se uma revisão bibliográfica acerca da circulação dessa literatura nas escolas de ensino básico e, em seguida, analisou-se a sua importância para a discussão social na educação. Por fim, há uma sugestão de proposta didática para inserir essa literatura na realidade dos discentes brasileiros. Conclui-se que a literatura indígena na educação oferece não apenas uma abordagem artístico-literária, mas uma oportunidade de diálogo sobre questões sociais e de combate ao preconceito.

PALAVRAS-CHAVE: Literatura indígena. Educação básica. Sequência didática.

Indigenous literature in basic education: reflections and teaching proposal

ABSTRACT: The indigenous literature is a tool to understand cultural and historical aspects of Brazil, because through it we can learn more about the language, the customs and the organization of the original peoples, in addition to work as an emancipatory space from the stigmatizing Eurocentric discourses. Therefore, this article aims to show the importance of the indigenous literature for social discussions in basic education and it also wants to present a means, based on the Law of Guidelines and Bases, to introduce this literature into the classroom reality. First, it was done a bibliographical review about the circulation of this literature in basic education schools, therefore, its importance for social discussion in education was analyzed, and moreover, there is a suggestion for a didactic proposal to insert this literature into the Brazilian students reality. The article concludes that the indigenous literature in education may provide not only an artistic and literary approach, but also an opportunity to discuss social issues and to combat prejudice.

KEYWORDS: Indigenous literature. Basic education. Didactic proposal.

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Published

07-08-2024

Issue

Section

Dossiê Literaturas indígenas nas escolas e universidades do Brasil: presenças/ausências, circulação e principais abordagens teóricas e metodológicas