A literatura indígena na educação básica: reflexões e proposta didática

Indigenous literature in basic education: reflections and teaching proposal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/contexto.v1i45.43635

Resumen

A literatura indígena é uma ferramenta para compreender aspectos culturais e históricos do Brasil, pois através dela podemos conhecer mais sobre a língua, os costumes e a organização dos povos originários, além de funcionar como um espaço emancipatório dos discursos estigmatizantes eurocêntricos. Diante disso, este artigo objetiva mostrar a importância da literatura indígena para discussões sociais na educação básica e apresentar um meio, a partir da Lei de Diretrizes e Bases, para introduzir essa literatura na realidade da sala de aula. Primeiro, realizou-se uma revisão bibliográfica acerca da circulação dessa literatura nas escolas de ensino básico e, em seguida, analisou-se a sua importância para a discussão social na educação. Por fim, há uma sugestão de proposta didática para inserir essa literatura na realidade dos discentes brasileiros. Conclui-se que a literatura indígena na educação oferece não apenas uma abordagem artístico-literária, mas uma oportunidade de diálogo sobre questões sociais e de combate ao preconceito.

PALAVRAS-CHAVE: Literatura indígena. Educação básica. Sequência didática.

Indigenous literature in basic education: reflections and teaching proposal

ABSTRACT: The indigenous literature is a tool to understand cultural and historical aspects of Brazil, because through it we can learn more about the language, the customs and the organization of the original peoples, in addition to work as an emancipatory space from the stigmatizing Eurocentric discourses. Therefore, this article aims to show the importance of the indigenous literature for social discussions in basic education and it also wants to present a means, based on the Law of Guidelines and Bases, to introduce this literature into the classroom reality. First, it was done a bibliographical review about the circulation of this literature in basic education schools, therefore, its importance for social discussion in education was analyzed, and moreover, there is a suggestion for a didactic proposal to insert this literature into the Brazilian students reality. The article concludes that the indigenous literature in education may provide not only an artistic and literary approach, but also an opportunity to discuss social issues and to combat prejudice.

KEYWORDS: Indigenous literature. Basic education. Didactic proposal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANTUNES, Walda de Andrade. Lendo e formando leitores: orientações para o trabalho com a literatura infantil. Programas Se Liga e Acelera Brasil. São Paulo: Global, 2015.

BARTHES, Roland. Aula: aula inaugural da cadeira de semiologia literária do Colégio de França, pronunciada no dia 7 de janeiro de 1977. São Paulo: Cultrix, 2007, p. 47-95.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Entenda a sua Nota no ENEM: guia do participante. Brasília: INEP/MEC, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BORGES, Fabiana Claudia Viana. A literatura indígena na escola: uma análise da obra “Tekoa: conhecendo uma aldeia indígena”. Plures Humanidades, Brasil, v.17, n.1, p.88-102, 2016.

CAMINHA, Pero Vaz de. A carta de Pero Vaz de Caminha. Lisboa: Parque Expo 98, 1997.

CARDOSO, Ytanajé Coelho. Contribuições para pensar literatura indígena contemporânea em sala de aula. In: RODRIGUES, Adriana; CALDAS, Edla; SIMÕES, Lucila; DANTAS, Priscila. Literatura indígena: práticas leitoras para sala de aula. Manaus: Edufac, 2023, p.18-31.

CONSELHO INDIGENISTA MISSIONÁRIO-CIMI. Relatório da Violência contra os Povos Indígenas no Brasil: dados de 2022. [S.l.]:CIMI, 2023.

DE ARTE EM ARTE. O descobrimento do Brasil, de Candido Portinari. Pinturas na história do descobrimento do brasil - os portugueses - as caravelas - os índios e o Pau Brasil. Disponível em: https://deniseludwig.blogspot.com/2013/04/arte-em-pinturas-na-historia-do.html . Acesso em: 13 de janeiro de 2023.

DURKHEIM, Émil. Educação e sociologia. 11. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978.

FOLLE, Adriana; PORTO, Luana. Literatura e livro didático no Brasil: a exclusão da literatura de autoria indígena no Ensino Médio. Ver. Ciências Humanas. Mai/ago. Rio Grande do Sul, 2018. Disponível em: < https://core.ac.uk/download/pdf/233900840.pdf>. Acesso: 20/06/2024.

FANON, Frantz. Os Condenados da Terra. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia - Saberes necessários à prática educativa. 18. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

GRAÚNA, Graça. Contrapontos da literatura indígena contemporânea no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2013.

GINZBURG, Jaime. Crítica em Tempos de Violência. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, Fapesp, 2012.

KAMBEBA, Márcia Wayna. Literatura indígena: da oralidade à memória escrita. In DORRICO, Julie; DANNER, Leno Francisco; CORREIA, Heloisa Helena Siqueira; DANNER, Fernando (Orgs.) Literatura indígena brasileira contemporânea: criação, crítica e recepção. Porto Alegre: Editora Fi, 2018, p. 39-44.

MARX, Karl. A ideologia alemã. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

MUNDURUKU, Daniel. O ato indígena de educar(se). Entrevistador: Cristino Wapichana. São Paulo: Bienal- Programa de Encontros do Masp, 2016. Disponível em: http://www.bienal.org.br/post/3364. Acesso em: 02 de janeiro de 2022.

MBEMBE, Achille. Tradução de Renata Santini. São Paulo: N-1 edições, 2018.

MUSEU DA PESSOA. Exposição Vidas Indígenas: modos de habitar o mundo. Disponível em: https://exposicaovidasindigenas.museudapessoa.org/sobre Acesso em: 31 ago. 2022.

POTIGUARA, Eliane. Metade cara, metade máscara. 3. ed., Rio de Janeiro: Grumin, 2018.

POVOS INDÍGENAS NO BRASIL. Instituto Soioambiemtal (ISA). O programa Povos Indígenas no Brasil é a herança mais sólida que o ISA recebeu do CEDI (Centro Ecumênico de Documentação e Informação). Disponível em: https://pib.socioambiental.org/pt/P%C3%A1gina_principal. Acesso em: 13 de janeiro de 2023.

ZABALA, Antoni. A Prática educativa: como ensinar. Tradução Ernani F. da Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.

ZOLIN, Lúcia Osana. Literatura de autoria feminina. In: BONNICI, Thomas; ZOLIN, Lúcia O. (org.). Teoria literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. 2 ed. Maringá: Eduern, 2009.

Publicado

07-08-2024

Número

Sección

Dossiê Literaturas indígenas nas escolas e universidades do Brasil: presenças/ausências, circulação e principais abordagens teóricas e metodológicas