USOS SUSPEITOS DO TEXTO LITERÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.10414Resumen
A escola é a principal formadora de leitores no Brasil e a forma como se dá o ensino de literatura e o uso do texto literário em salas de aula são determinantes para tornar profícua – ou não – a experiência de apropriação do literário. Este ensaio reflete sobre os procedimentos adotados no estímulo à leitura, o uso suspeito e a fragmentação dos textos literários nos materiais didáticos e a ‘pedagogia do silêncio’ como prática em que o conhecimento literário é apresentado sem diálogo e oportunidade para questionamentos. Para identificar essas inadequações e mostrar que a solução para o problema não está na simplificação do literário, toma-se como exemplos propostas de materiais didáticos, pesquisas de campo sobre a educação literária e o caso recente da publicação de uma adaptação de Machado de Assis com o objetivo de difundir e facilitar o texto do autor.
PALAVRAS-CHAVE: Educação literária. Manuais didáticos. Facilitação. Machado de Assis.
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