Aprender a ver e a escutar para adivinhar outros mundos: pedagogia do sonho e autonomia do imaginário na literatura zapatista
Resumen
Tomando como corpus a antologia Los otros cuentos: relatos del Subcomandante Marcos, o presente trabalho tem por objetivo discutir como se vislumbra o traçado de uma pedagogia do sonho pautada pelo aprendizado do olhar e da escuta. Parte-se da imperativa questão da autonomia do imaginário considerando a colonialidade e suas múltiplas implicações como condições estruturais da modernidade. Além de bibliografia específica sobre o zapatismo, o diálogo se estabelece com autores como Quijano, Dussel, Grosfoguel, para discutir a colonialidade, e com Nandy, Safatle e Rancière, que refletem sobre o imaginário, o papel dos sonhos e da literatura na reconfiguração dos possíveis. A análise dos contos pretende mostrar como essa pedagogia do sonho delineia-se nas narrativas zapatistas e como é atribuído um lugar fundamental à literatura no projeto de constituição de outro mundo.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Imara Bemfica Mineiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.